sábado, 28 de março de 2020

Sobrenome Azambuja


"AZAMBUJA - Toponímico. Primitivamente foi alcunha. Também Azambujo, que botanicamente é oliveira brava, ramnácea (Ramnus lycioides). Variante: azambujeiro. Vem do árabe: 'az-zumbuj'.

É seu solar a vila de Azambuja, donde tomaram o apelido alguns dos descendentes de D. Rolim, e Childe Rolim, seu parente, fidalgos flamengos, que a povoaram em tempo de El-Rei Dom Afonso Henriques (1139-1185).

Azambuja é vila, sede de Concelho, comarca de Cartaxo, distrito e região de Lisboa, província de Ribatejo. Primeiramente chamou-se Vila Franca e foi povoada em 1147 por Dom Childe Rolim, quinto filho do Conde de Chester, descendente dos Reis da Inglaterra. Foi-lhes doada por D. Afonso Henriques como prêmio pelas façanhas praticadas na conquista de Lisboa aos mouros.

Personalidades: D. Antônio Rolim de Moura, Conde de Azambuja, nobre português (1709-1782); Darci Pereira de Azambuja, escritor e advogado brasileiro, nascido no Rio Grande do Sul, em 1903; Manuel Teodor de Araújo Azambuja, militar brasileiro (1780-1859)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Julho de 1990, pág. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...