'Com o capital de 300 contos de réis, dividido em 1,500 acções de 200$000 cada uma, vae ser brevemente incorporada em Bagé, uma companhia, que, certamente, muito ha de contribuir para o desenvolvimento d'aquelle municipio.
A Industrial Bovina Bagéense, é este o titulo, terá sua séde na cidade de Bagé, e seus fins são:
Explorar a industria de xarqueada de gado vaccum e lanigero, beneficiando e exportando os seus productos; sendo o estabelecimento montado nos campos do sr. major Manoel Soares da Silva, marginados pelos arroios Quebraxo e Quebraxinho, por onde passa a linha da estrada de ferro.
O estabelecimento deverá ter a capacidade e o pessoal necessario para abater e beneficiar diariamente 300 rezes, e sua directoria tratará de obter da companhia Southern a construcção de um ramal da xarqueada á linha, para a conducção dos productos até a estação maritima do Rio Grande, onde serão embarcados.
Contam os incorporadores matar por anno quarenta mil rezes vaccuns e trinta mil lanigeras, sendo que estas serão espostejadas, posta a carne ao fumeiro, por um processo rapido e economico e assim enfardada para exportar.
Pelos calculos feitos deve se obter a renda liquida de 140:200$060 ou 46 3/4 %.
Em Bagé foi acceita com grande jubilo a idéa da formação d'essa companhia, tendo tambem a praça do Rio Grande promettido tomar regular numero de acções."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Julho de 1891, pág. 02, col. 02
Nenhum comentário:
Postar um comentário