terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Comemoração do IV Centenário do Descobrimento da América em Porto Alegre


"Commemoração

Com a presença dos srs. consul da Italia, presidente e secretarios de Estado, commandante do districto militar e officialidade da guarnição, representantes da imprensa e povo a sociedade italian Victor Manoel realisou hontem sessão solemne, em commemoração ao quarto centenario da descoberta da America por Christovão Colombo.

Em seguida foi servida uma taça de champagne aos circumstantes, trocando-se ahi varios brindes.

O sr. consul da Italia saudou o sr. dr. Fernando Abbott, presidente do Estado.

Este nosso presado amigo, correspondendo ao brinde do illustre representante d'aquelle paiz, saudou Christovão Colombo e a humanidade.

Depois organisou-se bonito prestito que, depois de percorrer algumas ruas, foi á frente do palacio effectuar a cerimonia do descobrimento da lapide em que se ligam, em lettras de ouro, os nomes gloriosos de Christovão Colombo e José Garibaldi.

Descerrada a cortina pelo sr. presidente do Estado, tocaram as bandas de musica presentes ao acto.

Em seguida, de janellas do palacio, o sr. secretario da sociedade Victor Manoel leu um discurso, e o sr. Damasceno Vieira leu uma poesia, que passou a distribuir, impressa, e profusamente.

Ambas essas producções alludiam á solemne commemoração."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Outubro de 1892, pág. 03, col. 01

Nota do autor do blog: Usamos o título "Descobrimento da América" apenas para identificação do termo e evento, mas não em seu contexto histórico. Isto é, temos ciência que o termo é incorreto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...