"Tem-se a notticia que, em Pelotas, na provincia de São Pedro, dada a numerosa colonia franceza ali existente, tomou-se o custume de celebrar com grande pompa o dia de La Prise de la Bastille, a cada 14 de julho. Desfiles enthusiasticos foram presenciados por nosso amigo Gentil na ultima viagem áquella cidade do sul do Brazil.
Questionamos sinceramente a validade destes actos no territorio nacional. O extrangeiro é que deve, com sua força de trabalho e moralidade, acclimatar-se ás tradições brazileiras e não o contrario."
Fonte: O QUINZE DE ABRIL, 30 de Julho de 1866, p.02, c.01
"PELOTAS
18 de julho:
- Foi patrioticamente, enthusiasticamentte festejado pelos cidadãos francezes o memoravel 14 de julho.
Houve no Hotel Alliança um grande banquete de mais de cem talheres.
O dr. Claudio Rebourgeon, director d'aquella cidade, invocou a generosidade de seus compatriotas em favor do Asylo de Mendigos, collectando a quantia de 97$000, da qual metade foi entregue a um cidadão francez que se acha em condições muito precarias.
- A proposito d'esta festa encontramos a seguinte noticia no Diario de 15:
<< Das colonias da Serra dos Tapes, chegaram hontem, á tarde, todos a cavallo, vinte e tantos colonos, trazendo desfraldadas as bandeiras nacional e franceza.
Dirigiram-se todos á residencia do sr. dr. Rebourgeon, e ali, depois de darem vivas á Republica Franceza e ao dr. Rebourgeon, entraram affim de se prepararem para o jantar com que a colonia franceza festejou hontem o anniversario do arrazamento da Bastilha.>>"
Fonte: A FEDERAÇÃO, 20 de Julho de 1885, p.01. c.05
"Pelotas, 17 de Julho: - No Hotel de Londres realizou-se o banquete, em honra ao 14 de julho, dado pelos cidadãos francezes residente em Pelotas.
Depois da festa, os cidadãos presentes abriram uma subscripção, dando em resultado a quantia de 27$000, que foi destinada ao projecto do Asylo de Mendicidade.
Muito bem!"
Fonte: A FEDERAÇÃO, 20 de Julho de 1886, p.01, c.04
Nenhum comentário:
Postar um comentário