terça-feira, 27 de agosto de 2019

Sobrenome Gaya


"Antigo sobrenome encontrado em famílias de Aragão, Catalunha e Navarra, podendo ser uma forma derivada do nome arcaico Gay (comum às áreas das línguas catalã e aragonesa), ou uma forma abreviada do antigo nome masculino Gayán ou Gayón (encontrado em Navarra e Aragão).

Os García Carraffa apontam que o sobrenome Gaya teve seu primitivo rancho na Ilha de Sardenha, e que a família assentada teve como membro de destaque Pedro Francisco Gaya Cavitchudo, sardo. Pedro Francisco obteve Real Cédula concedida pelo rei Felipe IV, em 1643, que o elevou à condição de cavaleiro do Reino da Espanha. Pelo titulo, Pedro Francisco adquiriu o senhorio da cidade de Saller. 

Todavia, alguns autores reconhecem que famílias com esse sobrenome são percebidas em épocas anteriores entre os fidalgos tanto do antigo Principado da Catalunha, quanto no Reino de Valência, ainda no fim da Idade Média.

Em Aragão, Francisco Gaya tomou posse do magistério da capela da Catedral de Albarracín, na província de Teruel, em 1790, tendo passado a Granada em 1797.

O mais antigo registro de uma pessoa com esse sobrenome é encontrado em 1350, quando se cita um escudeiro de nome Johan de Gaya, que serviu nas Cortes do rei Afonso IV de Portugal, tendo se destacado como trovador burlesco e de cantigas de amor.

Etimologicamente, Gaya pode ser uma derivação do nome latino Gaius, ou ainda do termo germânico gai que significa alegre, vivaz, animado. Também pode ser uma forma curta derivada do nome latino Galianus.

Há concentrações históricas importantes do sobrenome também em Mallorca e Alicante."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...