segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sobrenome Bueno


"Há inúmeras casas solares em toda a Espanha com este sobrenome, dado ser um adjetivo que significa 'bom' - epíteto oferecido a alguém que se destacou justamente por suas qualidades morais ou mesmo militares.

Uma das mais antigas casas, entretanto, que se tem notícia com este nome de família se encontra historicamente na localidade de Montañas de Jaca, na província de Huesca. Os membros desta linhagem foram continuamente Infanções do reino de Aragão, através dos tempos. Deste ramal se destacaram Juan Bueno, residente em Acumer, no distrito judicial de Jaca, que adquiriu a fidalguia em 1582. Também da mesma parentela, houve Mosén Juan Bueno, deputado dos cavaleiros de Aragão em 1576.

Segundo o antigo cronista ibérico Hita, vários membros da família Bueno da linhagem aragonesa, participaram ativamente da conquista de Valência no século XIII, como vassalos do rei Jaime I de Aragão.

Outro destacado membro da família foi o Frei Pablo Beuno, religioso da Ordem dos Trinitários Descalços, que foi, no século XVII, ministro conventual de Mallorca, Xátiva e, por último, de Valência. Também deixou inúmeras obras religiosas importantes.

Além dos Bueno de Jaca, em Aragão houve ainda importantes linhagens em Zaragoza, Gallur e Huesca.

O sobrenome Bueno é relativamente abundante na América Latina, principalmente Chile, Honduras, Colômbia e Venezuela."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...