domingo, 21 de outubro de 2012

Arroio Padre Doutor

Trecho extraído de: CUCHIARA, Cristina Cuchiara1,; BORGES, Clarissa de Souza;BOBROWSKI, Vera Lucia. Biomonitoramento da Qualidade da Água do Arroio Padre Doutor (Capão do Leão,RS). Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica. UFPel, Pelotas/RS, 2007

"O Arroio Padre Doutor encontra-se na cidade de Capão do Leão, atravessa zonas industriais, urbanas e rurais, refletindo as conseqüências do impacto antrópico e da utilização incoerente dos recursos hídricos. No entanto, suas águas destinam-se ao abastecimento, recreação, uso industrial, irrigação e diluição de despejos domésticos e industriais. A Universidade Federal de Pelotas também consome água do Arroio Padre Doutor. Devido a essa grande utilidade do mesmo, muitos estudos vêm sendo realizados devido ao crescimento da população do campus e conseqüente aumento do consumo tornando-se necessário o controle das condições da água tratada utilizada pela população (Cuchiara, 2007).
(...)
Os dados observados nesta pesquisa permitem concluir que os resultados físico-químicos observados nas diferentes estações do ano estão dentro das especificações do CONAMA e através do bioensaio realizado utilizando o Allium teste não foram detectados efeitos genotóxicos significativos nas diferentes estações do ano."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...