segunda-feira, 3 de agosto de 2020

João Pereira da Silva Borges Fortes


"Registro mortuario

Contristadora noticia chega hoje ao nosso conhecimento, por carta expedida de S. Vicente, ante-hontem.

N'aquella villa falleceu inesperadamente, no dia 7 d'este mez, ás 4 1/2 horas da tarde, em consequencia de uma congestão cerebral, o venerando cidadão dr. João Pereira da Silva Borges Fortes, medico residente na colonia Jaguary.

Contava 74 annos de idade o distincto patricio.

Accommettido pela congestão, no dia 6, ás 4 1/2 da manhã, quando viajava de S. Raphael para S. Vicente, desde logo o dr. Borges Fortes perdeu a falla, vindo a fallecer 36 horas depois.

Apezar de sua avançada idade, o mallogrado cidadão conservava-se um homem forte e bem disposto.

Ainda ha muito poucos dias elle esteve n'esta capital, e, então, a um de nós feliz ensejo se proporcionou de, ao iniciar relações com o conspícuo patricio, apreciar de perto o que ja não nos era desconhecido em relação á austeridade de caracter que, a par de um espirito jovial e um trato affectuoso, caracterisava a individualidade do nosso digno co-religionario.

O dr. Borges Fortes militou sempre no partido conservador, emquanto durou a monarchia; occupou posição proeminente, tendo sido deputado.

Patriota bem intencionado, accessivel aos impulsos da dignidade cívica, obedecendo á evolução das idéas, ao resplandecer a Republica elle trouxe-lhe o seu concurso, servindo-a até á morte com a mesma dedicação e lealdade com que em outros tempos se consagrára á politica conservadora.

Era um homem de honra, na mais alta accepção d'esta palavra.

Morreu pobre.

Deplorando o luctuoso acontecimento, enviamos á exma. familia do morto, na qual contamos distinctos companheiros politicos, as expressões do nosso intenso pezar.

✤✤✤✤✤

No 1o. districto da villa de Cacimbinhas, lugar denominado Alegrias, falleceu ha pouco em sua residencia, o nosso dedicado co-religionario Claudino Ignacio de Avila.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Janeiro de 1893, pág. 02, col. 04

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...