terça-feira, 8 de outubro de 2019

Sobrenome Jordán


"Sobrenome patronímico diretamente associado ao nome pessoal idêntico, muito comum na Península Ibérica desde a institucionalização do cristianismo no início da Idade Média, dado ter como inspiração o rio Jordão, na Palestina.

Curiosamente, a intenção de batizar algum menino com este nome pessoal na Idade Média tornou-se particularmente intensa com o advento do período das Cruzadas, principalmente porque passam a ser comercializadas na Europa botijas de água trazida do rio Jordão (entretanto, é muito provável que nem todas fossem águas originais do rio palestino). A prática na Península Ibérica encontrou bastante frequência nos reinos de Aragão, Castela, Valência e no Principado da Catalunha.

A executória de fidalguia dos Jordán da vila de Bierges, na província de Huesca, induz que a linhagem da família em Aragão remonta ao reinado de Jaime II. Entretanto, uma antiga referência histórica cita a linhagem dos Jordán de los Urríes, que teria sido fundado pelo cavaleiro Ricaredo de Urríes, quando Carlos Magno do Reino Franco, esteve em luta contra os mouros na Espanha em 778.

Outra linhagem muito antiga da família teve seu primitivo solar na vila de Murillo de Gállego, da qual saíram dois ramais, que posteriormente constituiriam casas aristocráticas distintas: uma que se radicou na vila de Lorbés, e outra que teve seu assento em Villarreal de la Canal.

Outras linhagens importantes são encontradas historicamente em Santa Engracia de Loarre, Ardisa, Abiego, Antillón, Jaén, Zaragoza, Egea de los Caballeros, Barcelona, Nou Barri e Santa Coloma de Gramanet. Cita-se também uma linhagem distinta encontrada no norte de Portugal."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...