domingo, 26 de abril de 2020

O quilombo de Louveira


"No dia 10 sahiram de Campinas para Louveira 10 praças sob o commando de um furriel, aos quaes se reuniram n'esta ultima localidade dez capitães do matto, - dez cães que conhecendo o lugar em que se tinham occultado uns míseros escravos, se propunham desencoval-os e fazel-os voltar ao jugo do captiveiro.

Ás 4 horas da manhã a força assaltou o rancho, que servia de abrigo aos pobres escravos. Um cachorro presentindo os assaltantes, acordou com os seus latidos os quilombolas, que immediatamente lançaram mão de espingardas para se defenderem.

Houve então um tiroteio de que resultou serem morto os capitães de matto José de Godoy e Benedicto Gregorio. Quanto aos quilombolas, que eram em numero de sete, dois conseguiram evadir-se, um depois de ferido atirou-se a um rio proximo, onde succumbio, dois receberam ferimentos graves e outros dois foram presos sem ferimentos.

E acham que não é tempo ainda de acabar com a negra instituição que gera scenas como esta, tão repugnantes á humanidade e á civilisação."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 29 de Janeiro de 1887, pág. 01, col. 05

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...