segunda-feira, 27 de abril de 2020

Chuvas de maná


"O maná

Em um dos folhetins scientificos do Journal des Debats, Henri de Parville, muito conhecido dos leitores d'A Federação, occupa-se do famoso maná dos israelitas, nos seguintes termos:

'Pouco tempo depois da sua saída do Egypto os hebreus, chegando ao vale de Sin, viram-se baldos de alimentos. Então, ao amanhecer, no meio do orvalho, appareceu esta substancia que chamaram maná, isto é, presente do céo. Varios exploradores têm encontrado frequentemente, em Argel e outras regiões da Africa, uma substancia que, si não é a mesma, deve approximar-se muito do maná dos hebreus.

Em agosto de 1890, caiu na Turquia da Asia, durante uma copiosa chuva, nas cercanias de Meders e Diarbokir, uma substancia comestivel que se assemelhava ao maná. Esta substancia cobriu o sólo em um espaço circular de alguns kilometros de circumferencia. Os habitantes, habituados a semelhante facto, recolheram esta materia nutritiva e fizeram pão em grande quantidade, pão que, segundo dizem, excelente, de bom sabor e facil digestão. Conforme o exame dos botanicos, essa substancia nutritiva é formada por um vegetal da familia dos lichens, conhecida pelo nome de lecanora esculenta, e composta de globulos do tamanho da cabeça de um alfinete; a massa é amarellada por fóra e branca por dentro, como a farinha.

Esta variedade de lichen encontra-se com frequencia em Argel e tambem nas montanhas do deserto da Tartaria; enormes quantidades têm igualmente sido vistas no deserto dos Kirghizes, ao sul do rio Yait. O viajante Perrot recolheu amostras desse lichen em principios de 1878. Caiu tambem como chuva em muitas regiões da Persia. Affirmaram a Perrot que o sólo havia ficado coberto até uma altura de 20 centimetros. O gado comera-o com avidez e os habitantes fizeram provisões.

Estas chuvas de maná são objecto de muitas relações nos manuscriptos dos antigos e d'ellas se têm fallado muitas vezes no decurso dos seculos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Agosto de 1891, pág. 02, col. 02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...