sexta-feira, 5 de abril de 2019

Histórico do Município de Farroupilha/RS


"A história de nossa cidade se confunde com a própria história da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. As famílias de Stefano Crippa, Luigi, Sperafico e Thomazzo Radaelli deram início a imigração, no ano de 1875, estabelecendo-se no loca denominado Barracão, hoje Nova Milano - 4o. Distrito de Farroupilha, transformando esta comunidade em Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Em 1910, com a construção da estrada de ferro e, no ano seguinte, da estrada Júlio de Castilhos houve um consequente desenvolvimento dos novos povoados.

Nova Vicenza foi a denominação primitiva de Farroupilha, até sua emancipação através do Decreto Estadual no. 5779, de 11 de dezembro de 1934, assinado pelo Interventor Federal do Estado, Senhor José Antônio Flores da Cunha.

Desde então, pioneirismo parece ser uma palavra que faz parte da própria história da cidade, Farroupilha, prosperou com rapidez. Os caminhos percorridos pela cidade para conquistar a sua atual posição comprovam sua vocação pioneira para o progresso. Saindo do estágio artesanal para disputar em áreas diversificadas a liderança de mercado industrial.

Neste pedaço de Europa, em terras brasileiras, Farroupilhas iniciou suas atividades econômicas no setor agrícola, principalmente na fruticultura, com a produção de uvas, pêssegos, kiwis, maçãs, ameixas, caquis e morangos.

Introduzir novas variedades e conquistar novos mercados é o lema do município, atualmente, o cultivo do exótico kiwi projetou Farroupilha como maior produtor desta fruta no estado.

Dando continuidade ao progresso, investiu nos setores da indústria calçadista, metalúrgica, moveleira, malhas e confecções, comprovando o empreendedor farroupilhense."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 08 de Março de 1999, pág. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...