sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Faleceu Aldyr Garcia Schlee, criador da camisa da Seleção Brasileira e do mascote Gato-Pelado do Colégio Municipal Pelotense


Faleceu na noite de ontem, por volta de 20h30min, o escritor, jornalista e professor de Direito, nascido em Jaguarão/RS no dia 22 de Novembro de 1934, Aldyr Garcia Schlee, que estava internado há cerca de dez dias no Hospital da Sociedade Beneficência Portuguesa, em Pelotas.

As imprensas local, estadual e nacional estão dando ampla cobertura ao fato e mais informações sobre a sua biografia podem ser achadas facilmente na web. Schlee estava radicado já há alguns anos em Capão do Leão (veja neste link do ano de 2008: https://professorjoaquimdias.blogspot.com/2008/08/o-escritor-aldyr-garcia-schlee-fala-da.html), inclusive tendo sido Patrono da Feira do Livro Municipal em 2015.

Eternizado por ser o criador da camisa atual da Seleção Brasileira de Futebol em 1953, num concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã, Schlee também foi o
criador do mascote da escola mais tradicional de Pelotas - o Colégio Municipal Pelotense - que traduzia a origem humilde e popular dos seus estudantes: o Gato-Pelado (mais ou menos em 1950 e 1951). Schlee foi aluno da escola e também membro do Grêmio Estudantil do educandário na década de 1950. A instituição também prestou homenagem ao seu ilustre ex-aluno hoje pela manhã.

Fica nossa homenagem diante do passamento desta tão importante personalidade intelectual gaúcha e brasileira, também importante escritor e contista de nossa literatura.










Gato-Pelado: mascote do Colégio Municipal Pelotense.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...