quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sobrenome Quílez


"Linhagem antiga e nobre de origem castelhana, nas chamadas Montanhas de Santander, com ramos muito antigos em Aragão. Alguns tratadistas erroneamente atribuíram-lhe uma origem aragonesa. Esta confusão acontece porque existiu um primitivo solar desta família na cidade de Jaca, na província de Huesca. Bizén d'O Río Martínez constatou que havia casas com esta alcunha na localidades de Adahuesca, em 1626, e Ibdes, em 1726, sendo que, ambas as linhagens procediam mais anteriormente de Castela. Porém há incluso nesta história genealógica um Juan Quílez, nascido no povoado de Paracuellos de Xiloca, na província de Zaragoza, no ano de 1580. Foi um escrito muito afamado em sua época, tendo sido discípulo do sábio Lucas Agesilao.

Precisamente, no povoado de Ibdes nasceu José Quílez, que em 1726 provou sua condição de Infante perante a Real Audiência de Aragão. Também obtiveram sua condição de Infantes ante a citada Audiência Manuel e Miguel Quílez (irmãos), Gregorio Quílez Aguilera e Gregorio Quílez Donoso, todos eles naturais de Ibdes, no ano de 1788.

Em relação à sua etimologia, Quílez seria derivado, conforme Gutierre Tibón, do nome pessoal latino 'Quirici', este um genitivo de 'Quiricus', do qual também deriva o nome ibérico Ciriaco."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...