quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sobrenome Nadal


"Linhagem muito antiga e nobre da Catalunha, Aragão e Mallorca. Os escritores José Arévalo e Jorge de Montemayor, em seus respectivos manuscritos de nobreza, afirmam que Nadal e Nodal são um mesmo sobrenome e que sua primitiva casa se radicou na localidade catalã de Boguera (provavelmente uma referência ao lugar chamado Bobera, no distrito e província de Lérida).

Desse primitivo solar surgiu a casa de Nadal da cidade de Gerona, e também o ramo estabelecido na cidade de Zaragoza, sendo este também muito antigo.

Por outro lado, no 'Dicionário Araldico Aragonesa' conta-se a existência de dois ramos deste sobrenome em terras de Aragão, um na localidade de La Almunia de Doña Godina, documentado pela primeira vez em Las Pedrosas desde o século XVII, e outro, na própria Las Pedrosas e em outras povoações aragonesas também desde o século XVII.

Segundo assinala o linguista Francesc de Borja Moll, esta alcunha provém etimologicamente do latim 'natale' - que significa nascimento, porém, dentro do contexto histórico, refere-se ao Natal Cristão."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...