domingo, 30 de novembro de 2025

O Esaú de Lageiro



O
Diario de Pernambuco dá noticia, n'estes termos, de um phenomeno interessante observado no lugar denominado Lageiro, no termo de S. Bento, n'aquella provincia:

"Em um parto duplo, a parturiente deu á luz um filho todo hirsuto e com barbas brancas e crescidas; e no baptismo foi-lhe dado o nome de Esaú, porque todo o seu corpo é coberto de pellos, como o primogenito de Jacob, e nos ensina a Biblia. Vigoroso, promette vida longa, mas o seu companheiro não pôde sobreviver."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de abril de 1888 

sábado, 29 de novembro de 2025

O Pequeno Polegar de Pirapora

 



Escreveram de Sorocaba ao "Diario Mercantil" de S. Paulo:

"No sitio do sr. Francisco Moreira Farrapo, em Pirapora, distante desta cidade quatro leguas, existe um homenzinho com 26 annos de idade, completamente barbado e que mede apenas 3 palmos de altura.

Esse phenomeno humano, que foi creado pelo sr. Farrapo, dispõe de um physico perfeito e todo elle proporcionado á sua pequenez; é intelligente e activo.

Por vezes tem sido instado a vir passeiar á cidade, mas sempre inultimente. Não ha poder que o faça sahir por um momento do sitio onde nasceu, creou-se e cresceu."

Fonte: JORNAL DO COMERCIO (Florianópolis/SC), 12 de fevereiro de 1887

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A cova de Piratini

 



Descoberta de uma cova que expelle fumaça - Já vae para dois mezes que em Piratiny, neste Estado, foi descoberto um phenomeno physico, que tem impressionado a população dali, assim como os viajantes que cruzam naquella zona.

Um commerciante que ali esteve, diz tratar-se de uma cova de pequenas dimensões que constantemente deita, por uma especie de cratera, grossos rolos de fumaça.

Curiosos do facto, varias pessoas residentes no local têm procurado averiguar o phenomeno, delle ainda não tendo explicação.

A cova em questão fica proxima á caixa d'agua da villa, a uns quinhentos metros approximadamente, em terrenos pertencentes ao sr. Adolpho Costa.

Como o ponto em que se dá o phenomeno é um ponto elevado, suppoz-se, a principio, alli, que se tratasse de um vulcão, tendo agora um facto recente alterado essa supposição: algumas pessoas, acercando-se da referida cova, nella introduziram uma vara, verificando, ao retiral-a, que esta vinha humedecida e com activo cheiro de kerozene.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de setembro de 1917

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O potrilho de Liliput

 



Potrilho phenomeno - Está em exposição á rua dos Andrades n. 530, em frente ao Club Caixeiral, um potrilho com 24 mezes de idade, tendo 61 centimetros de altura e 50 de comprimento.

O cidadão José Nédro, que é o expositor do potrilho phenomeno, seguirá em viagem para o Rio de Janeiro.

A exposição durará até o dia 10 do corrente.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de janeiro de 1925

terça-feira, 25 de novembro de 2025

A presença portuguesa em Porto Alegre em 1886

 



Ora, fóra da agricultura, ha o commercio e outras profissões onde elle não toma pé, como verá dos seguintes dados estatisticos d'esta capital:

Açougueiros, 331 - 326 portuguezes e 3 brazileiros.

Aguardente (mercado em grosso), 12 portuguezes e 1 brazileiro.

Armeiros, 5 - francezes 2 e nenhum brazileiro.

Assucar (por grosso), 14 portuguezes e 3 brazileiros.

Empreza de banhos, 3 francezes e 1 brazileiro.

Barbeiros, 267 - 241 portuguezes e 21 brazileiros.

Botequins, 269 - sendo 219 portuguezes e 20 brazileiros.

Caldeireiros, 152 - sendo 137 portuguezes e 8 brazileiros.

Calçados, 152 - sendo 137 portuguezes e 8 brazileiros.

Carne secca, 86 - sendo 80 portuguezes, 5 brazileiros e 1 hespanhol.

Carroça de aluguel, 217 - sendo 216 portuguezes e 1 brazileiro.

Carvão vegetal, 131 - sendo 113 portuguezes e 17 brazileiros.

Idem de pedra, 6 portuguezes, 2 brazileiros e 1 inglez.

Fabricantes de chapéos, 17 portuguezes.

Tavernas, 1.630 - sendo 1.456 portuguezes e 156 brazileiros.

E assim por diante.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 01 de maio de 1886

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

O fim do mundo em Timbó Velho

 



O POVO JULGOU SER O FIM DO MUNDO

No lugar denominado Timbó Velho, em Florianópolis, registrou-se um fenomeno singular. Ás 12 horas do dia 23 despencou-se do Céu um bolido luminoso, que a certa altura estourou e transformou-se em faiscas exalando um cheiro semi-asfixiante. O povo do lugar julgou ser o fim do mundo.

Calcula-se que tenha sido a quéda de um aerolito.

Fonte: DIÁRIO DA MANHÃ (Vitória/ES), 27 de janeiro de 1934

domingo, 23 de novembro de 2025

A múmia de La Plata



Exterior

Cadaver mumificado em La Plata.- Fanatismo em torno d'um cadaver

Buenos Ayres, 7. - Ao ser aberta ante-hontem em La Plata uma sepultura foi encontrado em perfeito estado de conservação o cadaver nella encerrado. Ao divulgar-se a noticia d'esse phenomeno, correu ao cemiterio uma grande multidão, entre a qual numerosos fanaticos que retalhavam as vestes da mumia como reliquias e amuletos para a cura de enfermidades.

Fonte: A REPÚBLICA (Curitiba/PR), 07 de abril de 1908 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Chaveiro Cosulati



 Chaveiro da Cosulati (Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios), provavelmente da década de 1980, com a marca fantasia "Danby" no verso. 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

domingo, 16 de novembro de 2025

Colégio Salis Goulart - 29 anos - 1976



 Chaveiro do Colégio Salis Goulart, de Pelotas, alusivo ao 29o. aniversário de fundação, em 1976. Além do brasão da escola, no verso o mascote - Popeye.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

A menina encantada de Caçapava



 Menina encantada. - Encontrámis nas folhas de S. Paulo:

"Em Caçapava dá-se actualmente um phenomeno maravilhoso.

Trata-se de uma menina encantada, de 12 annos mais ou menos, que transforma-se em qualquer animal, ganso, pato, andorinha, mosca, cobra, etc., e transpõe os ares quando quer, passando por um buraco de chave, indo a Nova-York, Santos, Taubaté, Jambeiro, S. Paulo, Pariz e Campinas, gastando n'estas viagens 5 a 10 minutos, e outras maravilhas.

A attenção publica está concentrada na tal menina: alguns que acreditam e outros que zombam; porém o que é para lamentar é que pessôas gradas dêm exemplo de ir appreciar as provas a que a menina se submette e depois façam panico em alguns ignorantes.

Contam-se alguns pormenores a respeito das experiencias a que sujeitam a menina, que julgamos conveniente calar, visto como offendem a decencia.

É caso das auctoridades lançarem suas vistas para o facto."

Fonte:  A PROVINCIA DO ESPÍRITO-SANTO (Vitória/ES), 21 de outubro de 1886

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

O lampião mágico

 



UM PHENOMENO CURIOSO

"O Tempo", de Faxina, publicou em sua primeira pagina, com a epigraphe supra, a seguinte carta de Itanguá, pequena estação da Sorocabana, distante uns 40 minutos de Faxina.

"Nas proximidades desta estação, onde actualmente sou o telegraphista existe um 'lampeão magico' que ha muitos annos apparece e desapparece aos transeuntes.

Em uma bella noite estrellada iamos conversando animadamente, eu e o portador, com destino a minha casa, para o habitual café, quando uma claridade, com reflexos vermelhos, se nos bateu de chofre no rosto, e deparamos então, muito visivelmente e vestido de branco, e que de quando em quando movia com o 'lampeão', ora abaixando-o ora o suspendendo.

Continuando a nossa marcha - se bem que um pouco accelerada pelo natural arrepio dos cabellos, chegamos á estação onde diversas pessoas palestravam animadamente e entre ellas o sr. Agente, e Abner de Moura, estudante na escola normal de Itapetininga.

Convidei-os então para apreciarem tambem o extraordinario phenomeno, o que de ha muito vem assustando os habitantes destas immediações.

Abner, divisando o vulto diz ao agente: - olha como elle se move; ergue agora um braço, etc.

O agente, visivilmente admirado, empunha o seu revolver, e pespega uma bala no phantasma, cujo "lampeão" se apaga então, para reapparecer á poucos passos além alguns minutos depois.

É geralmente sabido, principalmente entre os empregados da via permanente, que este 'lampeão' tem feito os trens nocturnos quasi pararem, na supposição de terem diante delles 'a ronda' do costume. Na maioria das vezes que apparece o 'lampeão magico' mostra luz vermelha, signal de parar, aos trens, que de facto diminuem a marcha.

Ao detonar a arma, o agente sentiu que se lhe adormecera o braço, e o 'lampeão magico', em represalia, nos apresentou as tres cores da lanterna: - branca, vermelha e verde.

Que digam os espiritas, que segredos são estes do espaço infinito..."

EDGARD FORTUNATO CAMARGO

ITANGUÁ, 1920.

D'O Clarim.

Fonte: A LUZ (Florianópolis/SC), ano 5, número 2, outubro de 1920.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

A sereia das Ilhas Sandwich do Sul

 



Será serio? - Um jornal americano refere que foi vista recentemente uma formosa sereia no grande oceano equinoxial.

Eis como conta o facto:

"O diario de bordo de um navio que acaba de fazer a travessia do porto Trindade, no Mexico, ás ilhas Sandwich, veio reviver a questão da existencia, ora affirmada, ora contestada pelos naturalistas, da sereia, ou peixe-mulher.

Foi nas proximidades de um ilhéo que faz parte do grupo de Sandwich, o ilhéo dos Passaros, situado sobre a parallela, que foi avistado a uma sereia pela tripolação do navio americano.

Em 31 de março deste anno, ás 8 horas da manhã, seis marinheiros, fazendo parte da tripolação do navio mencionado, tinham largado de bordo em uma canôa proando para uma bahia onde tencionavam pescar, quando viram surgir a poucos metros da sua embarcação, uma mulher com metade do corpo fóra da agua, e entregar-se a evoluções da natação, ora mergulhando, ora mostrando-se á superficie.

Imaginem os nossos leitores a sorpreza e o medo que se apoderaram dos marinheiros. Suspenderam immediatamente o movimento dos remos e esperaram mais alguma evolução da sereia, para tomarem uma deliberação. Esta, sem inculcar receio, approximou-se do escaler, e os marinheiros puderam convencer-se que tinham, effectivamente, diante de si uma mulher de formas admiraveis.

Era uma formosa sereia. O diario de bordo affirma que ella levava á palma ás mais bellas mulheres.

Fluctuavam-se sobre as espaduas cabellos azues, tinha a pelle côr de azeitona, as mãos espalmadas e por meio de gritos agudos exprimia a sorpreza de que estava possuida ao vêr estes homens.

A parte inferior do corpo correspondia pouco á conformação da parte superior. De feito, da região umbilical para baixo, o corpo desta mulher, que se entrevia por baixo da agua, tinha a fórma de uma larga cauda bifendida.

Tendo um marinheiro atirado uma laranja á sereia, esta agarrou-a com avidez, manifestou a sua alegria por meio de gritos, e levando com ambas as mãos o fructo á bocca, fez vêr uma dentadura magnifica.

O patrão do escaler mandou á sua gente que remasse em direcção á sereia, a qual, vendo-se em perigo, mergulhou a uma grande profundidade e durante alguns minutos desappareceu para surgir novamente na esteira da embarcação.

Atiraram-lhe algumas laranjas, que ella apanhou e comeu, porém desapparecia a cada movimento que a canôa fazia para della se approximar.

Regressaram a bordo do navio sem darem solução a este phenomeno, pareceu uma puerilidade aos marinheiros, e um delles instigado pelos seus camaradas, aproveitando o instante em que a distancia entre o peixe-mulher e a canôa era apenas de 10 metros, attirou-se á agua.

Porém debalde tentou o intrepido nadador approximar-se da sereia.

Esta, parecia brincar com os esforços desesperados do marinheiro, desviava-se e surgia umas vezes diante delle, outras vezes mais longe até que desappareceu definitivamente."

Fonte: CORREIO PAULISTANO (São Paulo/SP), 30 de outubro de 1868

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Termos pejorativos usados para mulheres brasileiras no século XIX



AS MULHERES E OS PÁSSAROS

Mulher magra e ossuda - Saracura.

Mulher gorda e pesada - Sabacú.

Mulher baixa e cara redonda - Coruja.

Mulher morena de olhos pretos - Pomba rôla.

Mulher magra de genio forte - Sabiá.

Mulher faladeira - Canario.

Mulher acanhada - Carriça.

Mulher instruida - Papagaio.

Mulher gulosa - Sanhaço.

Mulher que diz asneira - Jandaia.

Mulher orgulhosa - Gurinhatá.

Mulher baixa e cambaia - Patury.

Mulher viuva, velha e pobre - Perúa choca.

Mulher passadeira - Andorinha.

Moça romantica e namoradeira - Beija-Flôr.

Fonte: O REPUBLICANO (Cuiabá/MT), 05 de junho de 1898

domingo, 9 de novembro de 2025

1824 - o ano diluviano no Rio Grande do Sul



Parece, de resto, que em quanto nos queixamos da falta de chuva, os habitantes do Rio Grande tem, este anno, que gemer da sua abundancia. Os estragos que tem causado na Provincia cinco mezes de chuvas continuas e para assim dizer diluvianas, são desgraçadamente consideraveis.

Fonte: O SPECTADOR BRAZILEIRO (Rio de Janeiro/RJ), 11 de agosto de 1824 

sábado, 8 de novembro de 2025

Um caso de estigma numa freira paulista

 



A estygmatização de sorôr Amalia

São Paulo, 6 (Radio A.A.)

A Gazeta de São Paulo publica uma correspondencia de Campinas, em que informa que a estygmatizada sorôr Amalia continúa a manifestar o phenomeno de estygmatização.

Na sexta-feira santa, sorôr depois de limpar o rosto viu estampada nelle a corôa de espinhos de Christo.

Facto mais importante, porém, occorreu quando o bispo diocesano pregava sôbre o mysterio da Semana Santa. Sorôr emocionada chorou lagrimas de sangue e uma lagrima que cahiu sobre o crucifixo espalhou-se e desenhou o mappa do Brasil.

Fonte: REPÚBLICA (Florianópolis/SC), 08 de maio de 1929

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

O Tarrare de Pelotas



Sobre Tarrare: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarrare
 

Homem phenomeno

Dentro em breve deverá estréar em um dos centros de diversões desta capital o sr. Athanagildo Teixeira, que procede de Pelotas.

O Sr. Teixeira, segundo rezam os cartazes, é dotado de um estomago previlegiado, pois engole vivos, rãs, sapos, cobras e peixes. Extrahindo-se nas mesmas condições em que introduziu os referidos animaes naquelle orgão.

O "homem-phenomeno" bebe, tambem, 10 litros de agua, expellindo-a depois, colorida variadamente.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de junho de 1921

terça-feira, 4 de novembro de 2025

O menino-cavalo da Paraíba

 



Menino cavallo -  Diz um telegramma da Parahyba do Norte que no logar denominado Fundo do Valle, naquelle Estado, uma mulher, tres dias depois de dar a luz a uma creança, expelliu um animal, reduzido nas suas proporções.

O estranho monstro, que nasceu morto, tinha todos os caracteres da raça equina, apresentando os cascos, crinas, cauda e cabeça inteiramente semelhante aos de um cavallo.

A pobre mulher, que era esposa de um roceiro, com este vivia quotidianamente a lidar com rebanhos em que abundava o gado cavallar e foi não forte a impressão que recebeu desse convívio que viu sahir de suas entranhas o referido monstro.

A desgraçada, poucas horas depois de seu infeliz parto, morria de desgosto.

Esse inexplicavel phenomeno, que tão profundamente abalou o espirito dos habitantes de Fundo do Valle e suas circumvisinhanças, - diz o telegramma - foi testemunhado por innumeras pessoas.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de maio de 1918

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Uma estrela vagou sobre Curitiba

 



UM PHENOMENO CURIOSO

Foi vista, em Curityba, uma estrella vagando sobre a cidade

CURITYBA, Agosto, 26 - Communicado epistolar da Agencia União - Com o titulo e subtitulo acima, o Diario da Tarde, publica, na sua edição de hoje, o seguinte: - "A Noticia que damos abaixo deixará muita gente em duvida quanto a seriedade da mesma. E não é para menos. Se por um golpe de sorte centenas de pessoas tivessem observado o extranho e curioso phenomeno occorido entre 3 e 4 horas, da madrugada de hoje, por certo ninguem suspeitaria de sua veracidade, mas apenas quatro pessoas o assistiram.

Aquela hora, exactamente, um morador da rua André de Barros, depois de se recolher ao seu quarto de dormir, ao cerrar a janella do mesmo notou que uma estrella se deslocava vagarosamente. A principio julgou tratar-se de um balão, mas como a época e o adeantado da hora puzesse em duvida, essa possibilidade, poz-se a observar melhor e constatou tratar-se de facto uma estrella que caminhava vagarosament, de leste para oeste, sem se desfazer. Não era uma estrella cadente, phenomeno que todos conhecem, E assim o feliz observador foi chamar, outras pessoas, pois queria que mais alguem fossem testemunha da realisação do phenomeno e mais tres moradores da mesma rua assistiram durante vinte minutos o caminho da estrella que se escondeu atraz de uma nuvem ás quatro horas e 2 minutos da madrugada. Á nossa reportagem solicita ás pessoas que por acaso tiverem presenciado ao phenomeno que informem essa redacção pelo telephone 880, assim como tambem solicitamos opinião sobre o facto aos estudiosos da astrologia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de setembro de 1932

domingo, 2 de novembro de 2025

O homem de chifres de Encruzilhada do Sul



Caprichos da natureza

Informa o Dever, de Bagé:

"Esteve, hontem, nesta redacção o sr. Feliciano Joaquim do Carmo, residente no 3o. districto do municipio de Encruzilhada, e que tem sido, de alguns annos a esta parte, objecto de viva curiosidade.

Em sua cabeça, em ambos os parietaes, notam-se grandes protuberancias, que têm, exactamente, a consistencia e a forma de pequenos chifres.

Nesta cidade, no hotel Vellar, o sr. Feliciano estará por alguns dias, podendo ser visitado por quem tiver a curiosidade de apreciar mais esse extranho capricho da natureza.

Hoje, desde ás 10 horas da manhã, no Coliseu, estará em exposição o homem phenomeno. O bilhete de ingresso custará apenas 500 réis.

Hontem, grande era a anciedade para vel-o."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de janeiro de 1914 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...