segunda-feira, 7 de maio de 2012

Registro Histórico de Capão do Leão no século XIX


Interessante trecho de um artigo da Revista do IHGB, de 1858, que trata a respeito da origem de Pelotas e Capão do Leão. Após lê-lo, surgiram algumas indagações, visto que o texto é bem antigo e se baseia em outra obra. Capão do Leão é situado na costa da Lagoa dos Patos e supõe-se que a denominação geográfica abrangia um território maior do que é hoje. Lógico, é uma dedução do autor. O outro dado interessante é que ele nomeia o Capão do Leão como povoado...isto em 1858! Não creio que possa sê-lo tal como Pelotas era na época, obviamente. Mas penso que, muito provavelmente, era uma área com certa significância regional de referência. Fato também é que o autor confunde-se com algumas informações, mas não sabemos igualmente quais informações ele dispunha na época.

CORUJA, Antonio Alves de Azevedo. Algumas Annotações às Memórias Historicas do Rio de  Janeiro pelo Monsenhor José de Sousa Azevedo Pizarro e Araujo, na parte relativa ao Continente do Rio Grande do Sul. REVISTA DO INSTITUTO HISTORICO E GEOGRAFICO BRASILEIRO. Volume 20, Typographia Brasiliense de Maximiliano Gomes Ribeiro, 1858.

 “ VI.
Em o mesmo Tomo 5º. Pag. 283, tratando da creação da paróquia de S. Francisco de Paula, hoje cidade de Pelotas, conclue assim:
‘Para evitar pois os referidos inconvenientes, supplicarão a S.M. que se dignasse attendêl-os, mandando erigir nova paróquia no sitio chamado Capão do Leão, que é na costa da Lagoa dos Patós, onde se acha a fazenda denominada Pelotas; e se erigiu na Capella de S. Francisco de Paula, que era filial da freguezia de N.S. da Oliveira da Vacaria. Erecta a supplicada freguezia, foi seu primeiro pároco o padre Feliciano Joaquim da Costa Pereira.’
Em primeiro lugar, a povoação de Pelotas não está situada no Capão do Leão, embora (como diz o autor) se mandasse ahi erigir a nova paróquia; excepto se nesse tempo se dava tal denominação a todo o território da circumvizinhança, achando hoje circunscrito somente ao Capão; como outr’ora se dava a grande parte do Continente aquém da Lagoa dos Patos o nome de Viamão, que hoje se não estende além dos limites da freguezia.
Além disso, o autor tomou por uma só duas povoações differentes, muito distantes uma da outra, porém ambas com o mesmo orago, e tendo cada uma dellas um rio com a denominação de Pelotas." (p. 231)

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, muito legal. Não imaginava que Capão fosse tão antigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...