quinta-feira, 1 de junho de 2006

Carreiras em Capão do Leão

Existem algumas canchas de carreiras nas vilas e no interior do município. Um desporto marcadamente gaúcho, sempre fora uma distração para a população ligada ao campo. Os moradores mais antigos falam com carinho das carreiras que viam quando eram crianças. Pode-se dizer que a corrida de cavalos em cancha de carreira é uma tradição no Capão do Leão. E mesmo em toda a zona sul e Campanha rio-grandenses. Tanto que os jornais do início do século XX faziam questão de noticiar os eventos, inclusive nomeando cavalos e proprietários. O trecho a seguir é procedente do jornal Diário Popular, edições de 26 e 28 de janeiro de 1919.
Carreiras
Pela parada de 1:000$000 e no tiro de duas quadras, correrão, hoje, na cancha em terreno do Sr. Pedro Gardey, no Capão do Leão, os animaes "Fisca", do nosso amigo Sr. capitão Antonio Cunha, e "Zaino", do também nosso amigo Sr. tenente-coronel Theophilo Torres.
Carreiras
Realisou-se, ante hontem, na cancha em terreno do Sr. Pedro Gardey, no Capão do Leão, a corrida entre os animaes dos srs. tenente-coronel Theophilo Torres e capitão Antonio Cunha, vencendo o do primeiro.
Como se percebe, quanto a este tipo de evento, a cobertura da imprensa na época era bastante eficaz.


Um comentário:

Joaquim Dias disse...

A carreira do Sr. Pedro Gardey ficava à beira da estrada que vai para Morro Redondo (quem sai do Jardim América). Loclizava-se num terreno que corresponderia, hoje, ao final da rua do Supermercado Quevedo, no Parque Fragata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...