terça-feira, 23 de julho de 2019

Sobrenome Val


"Na obra 'Linhagens de Aragão', pode-se constatar que a linhagem e sobrenome Val são sobrenomes naturais do Reino de Aragão, cujo solar se encontrava na localidade de Abiego, na área da baronia de Antillón. A família era reconhecida como as das mais tradicionais fidalguias do reino. Deste núcleo original, procedem as ramais de Sesa, Barbastro, Ponzano e outros lugares aragoneses.

Julio de Atienza, Barão de Cobos de Belchite, em sua obra 'Nobiliário Espanhol', confirmando a história da linhagem na Península Ibérica, acrescenta que os primitivos ascendentes da alcunha aragonesa procediam da Bretanha, na França. Zurita, outro autor, esclarece que o primeiro 'Val' foi um nobre bretão que veio prestar serviços no tempo da Reconquista, recebendo por serviços prestados o senhorio de Abiego.

Já no ano de 1118 se sabe de um cavaleiro com este sobrenome que tomou parte na conquista de Zaragoza. Julio de Atienza também cita um santo local, Dominguito de Val, que sofreu o martírio numa povoação judia no ano de 1250. 

Etimologicamente, o termo 'val', comum aos idiomas castelhano, catalão e occitânico, é uma forma apócope da palavra 'valle', isto é, vale.

As formas Bal, do Vallle, do Vale, del Val, del Valle, del Vale, do Bal, del Bal, são aparentadas. Del Val é uma família importante historicamente que se estabeleceu na Galícia, na época em que essa foi incorporada pelo reino de Castela."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...