terça-feira, 14 de agosto de 2018

Infantes versus Cavaleiros


No dia 16 de Setembro de 1877, na cidade de Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, ocorreu um insólito acontecimento envolvendo os regimentos de Infantaria e Cavalaria estabelecidos no lugar. Houve uma autêntica batalha urbana entre os dois regimentos com soldados feridos e mortos de ambos os lados. O fato se originou de uma rixa de algum tempo entre os militares dos dois regimentos.

O ápice se deu na manhã daquele dia, quando nos arrabaldes da cidade, um sargento da infantaria se meteu em discussão com um outro da cavalaria e ambos prometeram um acerto de contas até o crepúsculo do mesmo dia. Devidamente precavidos, foram cada um ao encontro de seus companheiros de armas e organizaram-se as tropas. A discussão foi apenas o estopim para uma contenda que já vinha há longo tempo.

Na hora e lugar marcados, posicionados infantes e cavaleiros em lados opostos, o Coronel Ferreira, do 3o. Regimento de Cavalaria, dirigiu-se ao local acompanhado de alguns praças afim de restabelecer a ordem. Os contendores de ambos os lados não lhe deram ouvidos e alguns membros da Infantaria ainda o desrespeitaram e o ridicularizam. Agindo de forma enérgica, Ferreira deu voz de prisão a um dos soldados querelantes e tragicamente foi atingido por um tiro de bacamarte, caindo fulminado no chão. 

A partir daí teve início a incomum batalha, com tiros de lado a lado e as ruas e vielas da cidade servindo de palco a altercação entre os militares. Um tropeiro que juntava alguns boizinhos no cair da tarde, foi testemunha involuntária dos acontecimentos e teve parte do rebanho alvejado pelos tiros dos soldados. Casas também foram atingidas e um pobre galinheiro contíguo a um sobrado de uma importante figura local foi completamente destruído numa perseguição entre cavaleiros e infantes.

A noite terminou sem um "vencedor" e o fato aterrorizou os moradores do lugar. Apesar do conflito ser comunicado, dias depois, ao juiz de direito da comarca de Santana do Livramento, nenhum militar foi punido. No máximo, alguns transferidos.

Reconstrução com bases em reportagens de jornais da época, dentre eles O MONITOR, O GUAYCURU e O CONSTITUCIONAL.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...