domingo, 14 de outubro de 2012

Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão

Hoje, 14 de Outubro de 2012, oficialmente foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão, que terá como sede provisória uma parte do antigo casarão sito à Avenida Narciso Silva número 2025, na esquina com a Rua Professor Agostinho, no centro da cidade. Após uma reunião preparatória no dia 07 do mesmo mês, no mesmo local, na data de hoje tivemos a oportunidade de reunir os cinco membros fundadores e definir uma diretoria. Diretoria esta formada por mim, Joaquim Dias (presidente), Gilmar Maciel (vice-presidente), Luiz Teixeira (secretário-geral), Arthur Victória (tesoureiro-geral) e Bruno Farias (relações-públicas). Este é apenas o primeiro passo, todavia digno de registro, pois queremos sinceramente contribuir com a cultura, a história, a memória e o conhecimento em nosso município. Vale a pena, porém, recapitular a jornada que nos levou até a data de hoje.
Em setembro de 2005, por ocasião das festividades da Semana Farroupilha, Luiz Teixeira e Gilmar Maciel se conheceram no CTG Tropeiros do Sul - tradicional associação tradicionalista em Capão do Leão. Houve trocas de ideias e Gilmar Maciel manifestou interesse em participar de uma ong da qual Luiz Teixeira tinha fazido parte em seu início. Um dos remanescentes da ong também era eu e assim conheci Gilmar Maciel. Objetei na época que tivemos problemas no registro da ong, além do fato da mesma ter sido esvaziada após um início em que encontramos algumas dificuldades. Todavia, de comum acordo, Maciel nos convidou a participar no esforço da elaboração de um projeto para recuperação de um prédio antigo e centenário que existe na área do CTG Tropeiros do Sul - o tal prédio tinha sido sede da antiga subprefeitura de Capão do Leão por mais de quarenta anos. Elaboramos um projeto e agregaram-se outras pessoas e instituições. Formava-se assim o Grupo Pró-Cultura do Capão do Leão, integrado pela ong, pelo CTG Tropeiros do Sul e pela Chácara Rincão Dourado. Isso mais ou menos se deu em novembro de 2005. 
Em 2006, o Grupo Pró-Cultura realizou a I Cavalgada Cultural "Conhecendo Capão do Leão" em maio (que mais tarde originaria um piquete próprio) e o I Concurso Cultural "Conhecendo Capão do Leão" em setembro (como atividade alusiva à Semana Farroupilha no ctg). Ao mesmo tempo, em conjunto iniciavámos incursões, encontros com pessoas, visitas à lugares e busca de informações e documentos sobre nossa história. Eu já desenvolvia alguma coisa diletantemente pois era cursando de História na UFPel. Com os dois, Luiz e Maciel, passamos a realizar várias atividades juntos, pois também tínhamos o mote de buscar informações para a recuperação da antiga subprefeitura.
Paralelo a nossos empreendimentos, Arthur Victória em Porto Alegre, em razão de uma pesquisa escolar de seu filho sobre a história de sua família, acabou se interessando muito pela história de sua cidade natal Capão do Leão. E passou a reunir documentos, fotos e informações sobre o município. Em março daquele ano, por meio da plataforma Blogger, ele colocava na web o blog "História do Capão do Leão" no qual passou a compartilhar seus achados. Foi rápido para que tomasssemos conhecimento do Arthur. Em maio, por ocasião das festividades do Aniversário de Emancipação do Capão do Leão, ele esteve palestrando na Casa de Cultura Jornalista Hipólito José da Costa. O Luiz estava presente e daí foi um passo para que iniciassémos a amizade. No mesmo mês, de certa forma plagiando (risos) o amigo Arthur e aproveitando a facilidade e a gratuidade da Plataforma Blogger, criei este blog e desde então tenha postado o que pesquiso e descubro aqui. 
Passamos a nos corresponder e nos encontrar com uma frequência maior. Em junho de 2007, assumi uma coluna no  Jornal Tradição, onde contribui com textos sobre a história do município até julho de 2008. Tivemos a ideia de uma publicação o Almanaque Leonense, cujo projeto iria se tornar realidade anos mais tarde. 
Em meados de 2008, um estudante da Faculdade de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina, esteve em Capão do Leão buscando informações sobre a cidade. Acabou sabendo de nossos nomes. Era o amigo Bruno Farias, que viria a compilar seus achados e pesquisas que também contribuiram muito para a memória desta cidade no blog Memórias Leonenses. Antes disso, o trabalho de conclusão de curso do Bruno já tinha explorado o tema Capão do Leão com muita propriedade, nos legando um trabalho de grande riqueza cultural.
Em pouco tempo, os cinco já se conheciam e compartilhavam saberes entre si. Ás vezes em conjunto, outras vezes em dupla ou trio, fizemos várias "empreitadas" Capão do Leão afora (e até além): pessoas, lugares, zona rural, etc. O Bruno, mesmo, fez um excelente trabalho de divulgação dos geóglifos da metade sul do nosso estado, com ênfase em Capão do Leão e tivemos nossa cidade em reportagens de importantes jornais, revistas e sites da região e do estado.
Neste ano, o Bruno deu a sugestão de pensarmos seriamente em nos reunirmos e propormos uma solução para o material que tínhamos juntado com o tempo. O Arthur gostou da ideia e mobilizou a todos em torno deste objetivo: a criação de um instituto histórico e geográfico.
Registro todos estes acontecimentos, pois fazemos parte de um movimento já de algum tempo. Meditamos muito antes de dar esse passo - necessário e fundamental. Sem pretensões maiores a não ser a preservação de nossa cultura e história, contamos com o apoio de toda a comunidade local para podermos fazer desta empreitada um sucesso. Entretanto, munidos de muita prudência sabemos dos desafios da criação da entidade. Não temos pressa e também não queremos ser demasiadamente lentos para isso. Gradualmente os objetivos serão alcançados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...