sábado, 4 de abril de 2020

Sobrenome Meira


"MEIRA - Sobrenome português, de origem espanhola. Os Meiras vem de Pedro de Novais, o Velho, rico-homem da corte do rei Dom Sancho II (1209-1248)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Frias


"FRIAS - Sobrenome toponímico. Pode originar-se de Águas Frias, mas não é certo. Os Frias descendem de um de dois irmãos que ganharam aos Mouros a cidade de Frias, junto ao Rio Ebro, no tempo do rei Dom Pelayo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Azeredo


"AZEREDO - Toponímico. Do latim 'aceretu', isto é, lugar plantado com azereiros ou áceres. O azereiro é um arbusto da família das amigdaláceas, originário da Península Ibérica e cultivado no Brasil (Prunus lusitanica L.). Tem caule até cinco metros de altura, filhas coriáceas e flores aromáticas, agrupadas em cachos eretos. Bastante decorativo, fornece também boa lenha. Também chamado ginja.

Na Galícia escreve-se Aceredo. Tem seu solar na Vila de Betanzos, na Galícia. Passou a Portugal na pessoa de Vasco Rodrigues de Azeredo.

Personalidades: Baltasar de Azeredo foi médico e latinista, tendo lecionado em Coimbra, na universidade, viveu no século XVI; Carlos Magalhães Azeredo, diplomata, advogado e escritor brasileiro, nasceu em 1872; Clemente Pereira Coutinho de Azeredo, oficial português (1731-1774); D. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, prelado brasileiro (1743-1821)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Julho de 1990, pág. 03

Manoel Luiz Osorio Junior


"Registro mortuario

(...)

Morreu em Sant'Anna do Livramento o advogado provisionado Manoel Luiz Osorio Junior."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Abril de 1892, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...