quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Barão de São Luís


Por Fernando Osório

"Dr. Leopoldo Antunes Maciel. - Nascido em 1850, nesta cidade (nota nossa: Pelotas), formou-se pela Academia de Direito de S. Paulo em 1870, companheiro de turma de Rodrigues Alves, Afonso Pena e Ruy Barbosa. O 'Correio Mercantil' de Pelotas, noticiando o seu falecimento, ocorrido a 5 de maio de 1904, dedicou-lhe estas palavras: 'Ao encetar-se a gloriosa campanha da liberdade dos escravizados, elegeram-no presidente do Centro Abolicionista e foi dos primeiros a dar o exemplo de desprendimento pessoal, por amor ao próximo, pois incorporou ao proletariado pelotense 20 dos que então eram párias dentro da pátria, quando o 13 de Maio de 1888 não era ainda a maior data da nacionalidade brasileira. O gabinete presidido pelo imortal Dantas, concedendo-lhe o título de barão, em 1886, não tornou mais nobre o seu nome de família. Ao libertar-se o município de Pelotas, foi-lhe oferecida, pelo Centro Abolicionista, a bandeira da humanitária agremiação, legado preciosíssimo que conservou e que será doado à Biblioteca Pública.

Por solicitação do Clube Caixeiral, em 1873, conseguiu da Câmara Municipal, presidida pelo extinto cidadão João Theodosio Gonçalves, uma postura determinando o fechamento das casas comerciais aos domingos e dias santos, obtendo também que a Assembléia Provincial aprovasse a mesma postura. Essa revelação de simpatia pela classe caixeiral valeu-lhe uma entusiástica manifestação por parte de empregados do comércio, os quais o mimosearam com uma pena de ouro. 

De 1878 a 1881, ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal. Além de outras obras de real valor, a sua administração recomenda-se pela construção do Edifício da Intendência Municipal. Ao atual Liceu de Agronomia e Veterinária (hoje Escola Prática de Comércio) ligou também o seu nome de benemérito, pois êsse edifício foi doado ao povo de Pelotas pela respeitável família do extinto. À Biblioteca Pública, ao Asilo de Órfãs e outras instituições caritativas, de instrução ou de recreio, também prestou os mais desinteressados serviços. O remodelamento do asilo foi um dos seus labôres mais eficazes e de mais alta recomendação social.

Em 1882, ocupando o alto pôsto de Vice-Presidente da Província, veio a Pelotas e inaugurou as obras da desobstrução do S. Gonçalo, compreendendo a abertura do canal da Seitia. Comandante superior da Guarda Nacional, nessa delegação de inteira confiança política, se manteve até 1890, quando foi suspenso pelo Govêrno provisório da República. Reassumiu-o, porém, em 1891, ao dar-se o movimento contra o golpe de Estado. Por essa ocasião, organizou uma fôrça de 1200 homens, acampando no Fragata, por achar-se a cidade ocupada pelo 18o. Batalhão de Infantaria, fiel ao Mal. Deodoro. De perto o acompanhamos nas campanhas que afervoram o civismo, e por isso bem podemos dizer qual o grau da sua superioridade moral'.

A Intendência Municipal, a Biblioteca Pública, os Clubes Comercial, Caixeiral e o Liceu de Agronomia conservaram a bandeira a meia haste, com sinal de luto pelo falecimento do Barão de S. Luís."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...