sábado, 10 de setembro de 2022

Sobrenome Maier



Sobre MAIER , é uma variante de:


6. Meyer: sobrenome poligenético que significa aproximadamente prefeito ou governador de uma vila, burgo, cidade ou ainda líder local de um povoado. A origem remonta a palavra latina magnus que significa "grande, maior". Os romanos já na Antiguidade Tardia se referiam assim aos chefes tribais bárbaros germânicos ou mesmo celtas romanizados. No século V, os saxões já usam o termo maire. No alemão medieval do século XI, há o termo meiger com o mesmo significado. A partir do século XII, o sobrenome já aparece com mais frequência, ora indicando a profissão, ora como patronímico. O sobrenome e suas variantes são frequentes no norte e noroeste da Alemanha.
Variantes:
Mayer, Maier, Meier, Mair, Meyers, Meiers - variantes com o mesmo significado.

Vale ressaltar que o sobrenome e suas variantes são extremamente comuns na Europa. É o sexto em número de portadores na Alemanha, é na Europa de língua alemã é o terceiro. 

Sobrenome Stiegler



STIEGLER, STIEGELER, STIGLER são denominações do sul da Alemanha para pessoas que vivem numa encosta, numa "escadaria" do relevo, numa ladeira, ou zona de declive.


Link da distribuição da família na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Stiegler_(Familienname) 

Sobrenome Hottes



 HOTTES, HOTTE, HOTE, HOOTE, HOTO, HOOT, HOTK são todas formas patronímicas para os nomes frísios "Hote" ou "Hoghe", ambas alcunhas originárias do termo "hugh", que significa "senso, pensamento". Portanto, HOTTES é originário da região da Frísia (litoral norte da Alemanha, Holanda e Dinamarca). O nome Hugo é correspondente em língua portuguesa.

Sobrenome Mutz



 MUTZ ou MOTZ - padeiro no sul da Alemanha. Do alto alemão medieval "mutsche" que significa algo como biscoito fino, pão longo e pequeno; também uma espécie de pão branco no Sarre.


Também pode ser um toponímico relativo a:

1. Mutz, aldeia no município de Bergisch Gladbach, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.

2. Mutz, aldeia no município de Odenthal, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.

Sobrenome Ockener



OCKENER do radical "Ock". O mesmo que ocre - tipo de terra amarelada encontrada na Eurásia, pigmento utilizado em diversos ofícios, ou simplesmente amarelo, amarelado.


Historicamente, designa o profissional artesão que trabalha com ocre, ou por extensão, com pigmentos minerais usados em tinturaria, construção civil, processos químicos, etc. Não se descarta a possibilidade que, em alguns casos, o termo tenha evoluído para denominar alguém com cabelo amarelado semelhante ao tom de ocre.

O sobrenome Ockner é mais encontrado no centro e no sul da Alemanha, mas há algumas concentrações na região do Reno. 

Sobrenome Mestriner



MESTRINER é um sobrenome provavelmente de origem latina. Ao menos, encontrei concentrações maiores dele no norte da Itália e sul da França, embora seja encontrado também na Áustria, Suíça e Alemanha. Significa "mestre", por extensão, mestre-artesão, mestre de uma corporação de ofício. 

Sobrenome Meller

 



MELLER - do substantivo "mehl" que em alemão significa "farinha, produto final de algo que foi moído". Mehler, Meler, Meller faz referência a um profissional que trabalha com farinha, portanto, um moleiro, o camponês responsável pela moagem dos grãos de uma aldeia.

Sobrenome Bittelbrun



BITTELBRUNN é um sobrenome toponímico relativo a localidade homônima encontrada no município de Engen, no estado alemão de Baden-Württemberg.


Significa algo como "lugar de plantas amargas ou lugar de vegetação amarga (no sentido de espessa ou de difícil cultivo)". 

Sobrenome Wegner



WEGNER é uma aliteração de WAGNER:
7. Wagner: sobrenome poligenético que remete a uma antiga profissão da Europa Medieval que literalmente pode ser entendida como fabricante de carros. O fabricante de carros medieval seria um profissional especializado na confecção de veículos agrícolas de qualquer natureza, comumente carroças, charretes, pequenos coches, seja para transporte ou para trabalho. Em alguns casos, o fabricante de carros podia ser especializado somente na manutenção de veículos, ou na produção de um determinado tipo de veículo, ou mais ainda somente na confecção de rodas e eixos. Em todos os casos, era um profissional com íntima ligação à carpintaria. Na Alemanha, o ofício ainda existe com a denominação stellmacherei. O termo medieval original era wagnerei.
Variantes:
Wegner, Wegnerer, Wahner, Wehner, Weiner, Weener, Wehnert, Wagener - comuns em toda Alemanha.
Wagoner - variante em latim que aparece no século XVI.

Sobrenome Fredrich


 FREDRICH é uma aliteração de FRIEDRICH:

40. Friedrich: sobrenome patronímico que significa filho de Friedrich. A etimologia do nome Friedrich deriva de palavras do alto alemão medieval que correspondem aproximadamente a chefe poderoso ou chefe pacífico. Na Alemanha, o sobrenome Friedrich ocorre em todo o país, porém cerca de 10% dos registros concentram-se na região da Saxônia-Anhalt. Em seguida, com igual importância a distribuição do sobrenome aparece na região de Berlim, Brandemburgo, Viena, na Áustria, e nos cantões suíços de Zurique e Thurgau.

Sobrenome Breyner

 



BREYNER é uma aliteração de PREYNER que significa algo como "precificador", "aquele que põe preço". Origem histórica: provavelmente um profissional que estipulava de acordo com regras determinadas o preço dos produtos numa praça comercial.


Não encontrei bibliografia que indique linhagem judaica, embora o significado do sobrenome seja convergente ao que tange uma ocupação profissional provavelmente desempenhada por judeus.

Quanto à distribuição, encontrei no Nachnamen Forum realmente uma ocorrência maior na Áustria, com 44 entradas familiares, em comparação com somente 4 na Alemanha. Curioso, é que o segundo país com mais ocorrência deste sobrenome é Portugal. Pode indicar uma linhagem antiga neste país.

Sobrenome Kürche



 KUERCHE ou também KÜRCHE pode ter duas acepções:


1 - A mais provável é que signifique igreja, designando um servo/camponês pertencente ou morador de um feudo eclesiástico. Aliás a forma "kürche" é literalmente "igreja" na forma dialetal de Berlim/Brandemburgo.

2 - Pode ser uma aliteração tardia e significar "cozinheiro" em algumas regiões orientais do antigo Império Alemão (territórios atualmente pertencentes a países do Leste Europeu).

Sobrenome Kärcher

 



KÄRCHER, KAERCHER, KERCHER - do alto alemão medieval "karrecher" e do alto alemão antigo "karruch", estes termos por sua vez originários do substantivo latino "carruca". Portanto: "carroça", "carro de quatro rodas" (acepção de origem). Designa, então condutor de carroças, carroceiro.


Pode ainda se referir à aldeia de Karche, no estado alemão de Brandemburgo.

É um sobrenome relativamente bem distribuído em toda a Europa de língua alemã.

Bandoleiros & Salteadores no Rio Grande do Sul - Parte 04


 Bandoleiros & Salteadores no Rio Grande do Sul - parte 04 da série.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...