quarta-feira, 28 de março de 2018

Epaminondas Piratinino de Almeida


Da Opinião Pública

"Era filho de egrégio farroupilha, Ministro da Fazenda da República de 35 - Domingos José de Almeida - cujo nome, perpetuado no bronze em Pelotas, soube sempre honrar, continuando a obra sagrada de seu pai. Por ocasião de seu sentido falecimento, nesta cidade (nota nossa: Pelotas), a 5 de dezembro de 1899, foram dedicadas ao Dr. Piratinino, as seguintes palavras que completam as referências do presente ensaio, feitas à sua ação precursora no liberalismo rio-grandense e na emancipação dos escravos:

'Advogado de vasto talento e honestidade, se ilustrara desde a academia, onde deixou louros imarcescíveis e exemplos pouco comuns de aplicação e amor ao estudo, que deviam torná-lo grande e admirado. E quando a República, por fim, estendeu sôbre o Brasil o seu amplo manto protetor, quem a ela mais serviços prestou, quem a ela mais amor votou! Chefe de um valor extraordinário, levou sua abnegação ao ponto de jamais aceitar posições sedutoras, que lhe eram oferecidas largamente e a que muitos fortes se entregaram. Êle trabalhava, infatigável obreiro da grande obra, e se recolhia modestamente com a consciência tranqüila do dever cumprido. 

Chefe de polícia, Intendente, Desembargador, Vice-Presidente do Estado, General honorário, Deputado, Senador, tudo lhe ofereceram e nada êle aceitou. Quem há tão abnegado e tão modesto? Um dia os amigos, que se contam aos milhares, o elegeram a contragosto Deputado Federal. Nem assim quis abandonar o lar querido e não foi ao Congresso. Só por compreender a necessidade da ocasião, logo após o advento da República, ocupara o cargo de Delegado de Polícia, e os serviços que então prestou à sua querida cidade, aí estão na memória de todos os que conservam a lembrança de sua cordura e inimitável correção. Que outros elogios se poderão tecer a um homem que tomba, depois da citação de tais e tão raras provas de desprendimento?"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...