sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Sobrenome Cazumbá

 


Sobrenome brasileiro de origem banto. Cazumba ou Cazumbá é o boi magro, esquelético, próximo da morte, mas também é uma denominação para a própria carcaça do animal já depois de morto. Possivelmente é um sobrenome que surge em referência ao aspecto fisionômico do indivíduo. O primeiro portador documentado deste sobrenome foi José Pereira Cazumbá, natural da freguesia de São José das Itapororocas,  salteador da região do Recôncavo Baiano, que fez parte do bando de Lucas da Feira, inclusive tendo entregue o seu chefe às autoridades em 1848. 

O sobrenome é encontrado em diversas cepas familiares principalmente na Bahia. 

Fonte adaptada: SILVA, José Bento Rosa da. Cazumba & Cazumbá: história, narrativa e as ‘fronteiras identitárias’ no Recôncavo Baiano (séculos XIX-XXI). In: Saeculum – Revista de História, n. 37, João Pessoa/PB, jul./dez. 2017, pág. 59-78

Nicolau Alves Pitombo


"Registro mortuario

(...)

Falleceu no Rio Grande o dr. Nicolau Alves Pitombo, chefe de numerosa prole e casado com uma senhora d'aquella cidade.

Era natural da Bahia e ha annos que exercia no Rio Grande a nobre profissão de medico.

Pertenceu outr'ora ao corpo de saúde do exercito, de que demittiu-se. Ultimamente serviu no mesmo corpo como medico adjunto.

✤✤✤✤✤

Na mesma cidade falleceram: o cidadão João Francisco Gonçalves, dedicado membro do partido republicano; e o sr. Joaquim Rodrigues de Carvalho, socio da firma Carvalho & Filho, d'aquella praça."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Setembro de 1892, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...