sábado, 17 de outubro de 2020

Sobrenome Suaçuna


"SUAÇUNA ou SUASSUNA - Sobrenome brasileiro, originário do tupi. Compõe-se de 'suaçu', que significa 'veado', e 'una', o mesmo que 'preto'. Portanto: veado preto."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  11 de Março 1994, pág. 13

Adélia Eberle Lupo


"Adélia Eberle Lupo

Foi com a mais profunda consternação que a cidade recebeu a notícia do falecimento, na Capital do Estado, onde se achava recolhida ao Hospital Alemão, da sra. dna. Adélia Eberle Lupo, espôsa do sr. Romulo Lupo, gerente da fábrica de meias Lupo, de Araraquára, Estado de São Paulo, e filha do grande industrialista caxiense, cav. Abramo Eberle.

Dna. Adelia Eberle Lupo, que em vida foi uma das mais ilustres e bemquistas caxiense, estava casada há pouco mais de dois anos e deixou na orfandade uma filhinha de um ano.

A extinta sempre foi figura de real destaque na vida social de Caxias, lugar que merecidamente ocupava, mercê as suas aprimoradas qualidades morais e os seus magnânimos sentimentos de coração, ao par de uma fina e sólida educação.

Foi ainda em homenagem aos seus dótes invulgares, que Adélia Eberle Lupo, foi aclamada Rainha da 'Festa da Uva' de 1933, em cujo pôsto se houve com rara felicidade e distinção.

Outros movimentos sociais de nossa cidade, sempre tivéram em Adélia Eberle Lupo, uma figura de decidida colaboração.

Si assim foi, e ainda pertencendo a uma das mais distintas e queridas familias de Caxias, nada mais justo do que o sentido pesar que a sua morte causou e a grandiosidade das últimas homenagens que a nossa população lhe tributou.

O passamento da virtuósa senhora deu-se, como dissémos, em Pôrto Alegre, á tarde de segunda-feira última. Em trêm especial, o seu côrpo foi transladado a esta cidade, aqui chegando ás primeiras horas de terça-feira.

Apesar da impropriedade da hora, 7,30, via-se uma verdadeira multidão na gáre local da Viação Férrea, a qual acompanhou o esquife até a residência dos pais da morta, onde foi velada.

Ás quatro horas dêsse mesmo dia, com um dos maiores acompanhamentos de que temos memória, tivéram início as cerimoniras de sepultamento, vendo-se presentes pessôas representativas de tôdas as nossas classes e pertencentes a todas as condições sociais, o que bem traduz do quanto a família enlutada é estimada pela generalidade da população de Caxias.

No cemitério, instantes antes dos últimos atos de encomendação, pronunciaram sentidas orações ao snrs. con. João Meneguzzi e o nosso coléga Heitor Morais, ambos enaltecendo os dotes morais da extinta."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 20 de Julho de 1941, pág. 01

O Combate de Livramento


"Combate em Livramento

Nos jornaes do sul encontrámos este topico de uma carta escripta de Rivera para o Telegrapho Maritimo, de Montevidéo, relatando o que occorreu em Sant'Anna do Livramento:

'Os primeiros republicanos, em numero de 400, eram commandados por Bento Corrêa e o valente filho do sr. barão de Itaquatiá, e o sr. Ataliba Gomes.

Os segundos, federaes, pelo commandante Vargas e os valentes jovens Raphael Cabeda e Paulino Vares.

João Fernandes e Bento Corrêa carregaram quasi simultaneamente sobre os federaes. Fernandes appareceu com a sua gente pelo areal que ha sobre a linha: Bento Corrêa desembocou por uma rua.

A infantaria dos federaes, composta na sua totalidade de jovens da cidade brasileira de Sant'Anna do Livramento, armada perfeitamente a Winchester e Spencer, flanqueou quando appareciam as tropas referidas.

Em seguida, a cavallaria dos revolucionarios, que são republicanos, fez uma carga e levou por diante a dos federaes, ás ordens de Pereira, que fez uma das disparadas mais feias que se conhecem.

Rechaçado João Fernandes pelos federaes, carregou o valente Ataliba Gomes avançando a passo e a trote até os infantes.

Este feito de heróe valeu-lhe um enthusiastico viva dos seus inimigos.

N'esse entrevelo e refrega, caíram mortalmente feridos o seu valente official Edmundo Ozorio e outros mais, entre os mesmos infantes.

Quando o tiroteio se mantinha vivo, cruzou entre ambas as forças e no meio das balas para o lado de Rivera a china de nome Antonia, que foi acclamada pelo seu valor.

Os federaes queimaram até o ultimo cartucho, distinguindo-se pelo seu denodo e valor um dos chefes, o joven Paulino Vares.

Em sua derrota, devido ao triplo numero de adversarios e falta de munições, passaram uns para Rivera e outros para a campanha do Brasil.

Organisam-se o federaes tendo á Cabeda e Vares."


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de Julho de 1892, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...