domingo, 23 de agosto de 2015

Horto Botânico Irmão Teodoro Luís

Foto da praça e do prédio da administração do Horto em 1985






O Horto Botânico Irmão Teodoro Luis-HBITL-ufpel, é uma Área de Preservação Permanente, regulamentada por portaria Ministerial no ano de 1964, sob responsabilidade técnico-administrativa do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pelotas-ufpel.
Sua implementação foi planejada e executada pelo botânico Irmão Teodoro Luis, no início da década de 1950, por solicitação do Instituto Agronômico do Sul. Durante o congresso de Botânica, ocorrido em Pelotas/RS em 1972, ao nome do Horto Botânico foi agregado o do Irmão Teodoro Luis, como reconhecimento pelo seu trabalho.
A área do HBITL é constituída por aproximadamente 100 hectares onde estão representados os principais tipos fisionômicos característicos do Bioma Restinga,  quais sejam, a mata de Restinga Arenosa, a Mata de Restinga Paludosa, o Campo arenoso seco, o campo arenoso úmido e Banhados, um interno e outro externo a Mata, delimitando o Ecótono borda de mata com banhado em toda sua porção Sul-Sudoeste.
A mata Arenícola do HBITL, com cerca de 8-10 hectares, foi dividida em cinco bosques, delimitados pelo que o Irmão Teodoro Luis denominou de "avenidas". Em cada um dos bosques, foram abertas "picadas"  as quais delimitam polígonos. As "avenidas' e "picadas" foram dados nomes de botânicos ilustres.
Atualmente mantém-se a característica dos cinco bosques delimitados por "avenidas" principais, sendo que várias encontram-se em fase de regeneração, com as comunidades vegetais ocupando novamente essas picadas e reagregando os polígonos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...