segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

João da Silva Tavares (Joca Tavares)

 



General Silva Tavares

O nosso correspondente em Porto Alegre transmittiu-nos a infausta noticia do fallecimento, naquella cidade, do general honorario do exercito João da Silva Tavares.

Esse mesmo correspondente, domingo ultimo, havia telegraphado communicando o restabelecimento do venerando ancião, sendo essa noticia a precursora da morte, pois hontem era recebido telegramma dando o fatal acontecimento.

O illustre morto era uma gloria do Estado do Rio Grande do Sul, que se orgulhava de ter um filho do valor do general Joca Tavares, como era conhecido.

Muito moço ainda, o general Joca Tavares, que tinha em sua veias o sangue do verdadeiro guerreiro, tomou parte na guerra dos Farrapos, em 1835, como official de cavallaria da guarda nacional, revelando-se um valente e destemido combatente e de superior estrategia, tendo com o seu valor dado extraordinario impulso á revolução.

Por occasião da guerra contra o tyranno Lopez, dictador do Paraguay, Silva Tavares foi um dos primeiros a apresentar-se e a marchar para o campo da peleja.

Durante a guerra, Silva Tavares teve feitos grandiosos de coragem, valentia e audacia, pelejando ao lado de officiaes do exercito como Osorio, Menna Barreto e outros, que elogiaram a sua destreza no ataque e em outros requisitos de incansavel guerreiro.

Silva Tavares tomou parte em toda a campanha, sendo parte saliente nos combates mais importantes.

Tomou parte no combate de Tuyuty, com Porto Alegre, tendo após encarniçada lucta sahido victorioso de tão importante feito.

O general Joca Tavares era liberal estremado, tendo pelos seus efeitos, recebido diversas condecorações militares do governo imperial e o titulo de general honorario do exercito.

Contribuiu poderosamente para a abolição da escravatura e o advento da Republica. 

O general Joca Tavares, terminada a guerra, regressou para a sua estancia, sem abandonar as suas idéas politicas.

Em 1892, por occasião de se formar o partido federalista, foi o general Joca Tavares nomeado um dos seus chefes, tomando parte em toda a campanha federalista, dirigindo os combates de carro, por não poder montar, devido á sua avançada idade.

Com a pacificação, o general Joca Tavares votou-se á propaganda federalista, empregando toda a sua influencia e actividade para o engrandecimento e desenvolvimento dessa idéa.

A morte veiu surprehendel-o no seu posto, perdendo o Estado do Rio Grande do Sul um filho valoroso.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 10 de Janeiro de 1906, pág. 02, col. 06

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...