quinta-feira, 25 de junho de 2020

Sobrenome Portes


"PORTES - Sobrenome português. Vem do latim, pelo ablativo 'portis'. Significa 'desfiladeiro', ou ainda 'refúgio', ou também 'depósito'. A variante PORTAS também tem os mesmos significados, principalmente no sentido de 'abertura' no relevo geográfico.

PORTILHO é outra variante, derivada do espanhol PORTILLO."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Dezembro de 1993, pág. 12

Sobrenome Leão


"LEÃO - Sobrenome português com três naturezas distintas: patronímica, metanímica e toponímico.

Enquanto patronímico, Leão refere-se ao primeiro nome masculino homônimo, conhecido e usado desde a Antiguidade Romana. A forma plural vinculada é LEÃES.

Enquanto metanímico, é usado para denominar pessoa corajosa, intrépida, valente.

Enquanto toponímico, é um aportuguesamento do antigo reino medieval de Léon (Leão), que também é uma região espanhola."

Sobrenome Anhaia


"ANHAIA. - Sobrenome espanhol, do basco 'irmão'. Também assume as formas portuguesas Anaya, Anaia e Anhaya. São descendentes de Pedro Anhaya, nobre de Castella, que se transferiu a Portugal no reinado de D. Afonso V (1438-1481)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 24 de Junho de 1990, pág. 03

A Quadrilha dos Tatus


"No dia 23 do passado, no districto de Capivary, municipio de Rio Pardo, foi morto por uma escolta o conhecido bandido Antonio Lauriano, que fez parte da celebre quadrilha dos Tatús.

Antonio Lauriano, pronunciado ha annos por crime de morte e recentemente por furto, era o terror, o flagello dos tres municipios de Rio Pardo, Encruzilhada e S. Jeronymo, lugares onde de preferencia praticava as suas proezas.

O commandante da policia de Capivary sabendo que se achavam os bandidos n'aquelle lugar, reforçando a sua escolta, para ali se dirigia e teve a felicidade de encontral-os.

Ao receberem voz de prisão, os bandidos deram uma descarga na escolta e trataram de escapar-se, o que conseguiram dois, um conhecido por Neio e outro por Zeferino Tatú, morrendo Antonio Lauriano depois de sustentar renhida lucta, dando só elle seis tiros, pois estava armado com uma espingarda de dois canos e duas pistolas."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 02 de Maio de 1888, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...