sexta-feira, 24 de abril de 2020

Famílias nobres da Espanha - Parte 16


Livre adaptação da obra: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. 

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

301. Aza

A linhagem é descendente dos antigos Condes de Castela e remonta a Rodrigo Garcés de Aza, mestre da Ordem de Calatrava, que combateu em Navas de Tolosa (1212), sob a bandeira de Afonso VIII de Castela (reinado de 1158 a 1214). Peleou também em Vilchez e Baeza. 

302. Fuente-Almejir

A linhagem começa com Pero Nuñez de Fuente Almejir, fidalgo castelhano do século XI.

303. Vilchez

A linhagem tem origem em um infante castelhano que participou do cerco de Vilches, na Andaluzia, no início do século XIII.

304. Cozar

A linhagem tem origem em Fernán Coci, mestre da Ordem de Santiago, cavaleiro de Fernando III de Castela (reinado de 1217 a 1252), que participou das campanhas de  conquista de Jaén, em 1223.

305. Novoa

A linhagem tem origem em Pedro Yañez, senhor do castelo de Novoa, na Galícia. Em 859, distinguiu-se no reinado de Ordonho I de Astúrias (reinado de 821 a 866), principalmente na tomada de Coimbra e Viseu.

306. Alférez

A linhagem tem origem num alferes que conduziu o pendão do conde Loped Díaz de Haro na conquista de Baeza, em 1227.

307. Arguello

Por executória da Real Chancelaria de Granada, foi elevado à condição de fidalgo a Afonso de Arguello, vecino de Baeza, no ano de 1325, tendo esta sendo a origem desta linhagem.

308. Carreño

A linhagem tem origem e solar primevo no concelho de Carreño, próximo à Avilés, nas Astúrias.

309. Villacis

O solar de Villacis é muito conhecido por sua antiguidade já na época do Reino de Leão, tendo descendentes e ramais espalhadas por toda a Espanha, principalmente em Castela e na Andaluzia.

Francisco de Villacis foi honrado com  o título de Conde de Peñaflor pelo rei Felipe III da Espanha (reinado de 1598 a 1621). Francisco de Villacis também foi corregedor de Madrid.

310. Lugo

O tronco de Lugo, muito antigo e um dos principais da Galícia, descende de Fruela I das Astúrias (reinado de 757 a 768) por meio do conde Rodrigo Romaes. É uma descendência prolífica em toda a Espanha e América Latina.

311. Pereira

Esta linhagem específica tem origem na antiga casa galaico-portuguesa dos Trastâmara e parentesco com a casa dos Bragança, remontando às origens do Reino de Portugal.

312. Alarcón

A casa de Alarcón tem origem na de Cevallos, cujo solar se radicou no vale de Buelna, nas Astúrias de Santillana.

No ano de 1176, Fernán Martínez de Cevallos foi nomeado alcaide e castelão de Alarcón, por ter participado com bravura do assalto da vila homônima sob a bandeira de Afonso VIII de Castela (reinado de 1158 a 1214).

313. Fuencirio

Linhagem com origem na Andaluzia.

314. Carrizosa

Linhagem com origem na Andaluzia.

315. Negrillo

Linhagem com origem na Andaluzia.

316. Madaleno

Linhagem com origem na Andaluzia.

317. Mirez

Linhagem com origem na Andaluzia.

318. Cañizares

Linhagem com origem na Andaluzia.

319. Escamilla

Linhagem com origem na Andaluzia.

320. Mazariegos

Linhagem com origem na Andaluzia.


Sobrenome Mor


"MOR - Sobrenome português metanímico e patronímico. Equivalente a 'sênior' ou 'velho'. É abreviação de maior. Em Portugal, durante a Idade Média, era também primeiro nome masculino."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 24 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Gato


"GATO - Primitivamente uma alcunha. Também pode ser um toponímico. Os Gatos vêm de Afonso Pires Gato, filho de João Viegas.

Na História do Brasil, temos o bandeirante paulista Manuel de Borba Gato.

Etimologicamente procede do latim 'cattus'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Janeiro de 1992, pág. 02

Sobrenome Canabarro


"CANABARRO - Fabricante de vasilhas para beber vinho. Do original italiano CANAVARRO. 

Personalidade: Davi José Martins Canabarro, general da República Rio-Grandense (1796-1867). Em 1844, assumiu o comando geral das forças farrapas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Novembro de 1990, pág. 03

José Manoel Pereira da Silva


"Registro mortuario

Em consequencia de uma lesão organica do coração falleceu em S. Leopoldo, no dia 7 do corrente, o nosso dedicado co-religionario José Manoel Pereira da Silva, que, havia muitos annos, residia n'aquella cidade.

O finado exerceu com dedicação e honestidade os cargos de escrivão da commissão especial de terras do governo, delegado de policia, vereador municipal, secretário da camara, cirurgião da guarda nacional, e, ultimamente, o de promotor publico da comarca.

O considerado cidadão José Manoel Pereira da Silva era natural do Rio de Janeiro, maior de 60 annos de idade, e deixou a familia pobre.

Apresentamos os nossos pezames a ella, bem como ao partido republicano de S. Leopoldo, pela perda do bom companheiro."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...