sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 45

 



1101. Gala - sobrenome patronímico do nome medieval Gallus. Também um metonímico de origem alemã para ulceroso, tumoroso, podre, podendo ter um sentido pessoal (alguém com essa condição, ou um sentido profissional (alguém que trabalha com algo que apodrece).

1102. Galanciak - sobrenome metonímico que significa homem educado, homem gentil, de boa procedência. Também um metonímico associado a um processo de alisamento ou esmerilhamento em antigos ofícios artesanais.

1103. Galas - sobrenome patronímico do nome medieval Gallus. Também um metonímico para o produtor de frutas secas (normalmente destinadas para armazenamento no inverno).

1104. Galicki - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes locais: Gality (nome alemão Galitten), no antigo condado de Lidzbark; Galica, no antigo condado de Wejherowo; Galice, no antigo condado de Orlów.

1105. Galik - sobrenome patronímico do nome medieval Gallus. Um termo da Cracóvia para sifilítico. Também tem vínculo com o termo galski que significa francês, procedente da França.

1106. Galinski - sobrenome toponímico relacionado a Galina, aldeia no antigo condado de Swiecianski; ou a Galiny, no antigo condado de Skierniewice. Também um patronímico do nome Galene (Galeno em português).

1107. Galski - sobrenome toponímico para francês, procedente da França. Também um patronímico do nome medieval Gallus. Também um metonímico de origem alemã para ulceroso, tumoroso, podre, podendo ter um sentido pessoal (alguém com essa condição, ou um sentido profissional (alguém que trabalha com algo que apodrece).

1108. Galajda - sobrenome toponímico para francês, procedente da França. Também um patronímico do nome medieval Gallus. Também um metonímico de origem alemã para ulceroso, tumoroso, podre, podendo ter um sentido pessoal (alguém com essa condição, ou um sentido profissional (alguém que trabalha com algo que apodrece).

1109. Galazka - sobrenome metonímico que significa galho. Tem vários sentidos possíveis: pessoa magra e fina como um galho, graveto; aquele que habita num "galho" do relevo, isto é, num caminho paralelo, vicinal, fora do centro de referência (aldeia, burgo, castelo, igreja, etc.); lugar onde abundam brotos de vegetação na primavera. Também pode ser um toponímico para Galazka, nome de aldeia verificado no antigo condado de Slupsk; ou para Galazki, encontrado nos antigos condados de Krotoszyn, Pleszew e Szczycienski.

1110. Galecki - sobrenome metonímico que significa galho. Tem vários sentidos possíveis: pessoa magra e fina como um galho, graveto; aquele que habita num "galho" do relevo, isto é, num caminho paralelo, vicinal, fora do centro de referência (aldeia, burgo, castelo, igreja, etc.); lugar onde abundam brotos de vegetação na primavera. Também pode ser um toponímico para Galazka, nome de aldeia verificado no antigo condado de Slupsk; ou para Galazki, encontrado nos antigos condados de Krotoszyn, Pleszew e Szczycienski; também Galezice, no antigo condado de Kielce.

1111. Galka - sobrenome metonímico que significa gralha. Diz-se genericamente da pessoa de aspecto sombrio, sorumbático, ou mais comumente ao tom de cabelo preto profundo. Também um metonímico de origem alemã para ulceroso, tumoroso, podre, podendo ter um sentido pessoal (alguém com essa condição, ou um sentido profissional (alguém que trabalha com algo que apodrece). Inter-relaciona-se igualmente com o aspecto do item anterior no que concerne a galho. Também pode derivar de uma palavra tártara para herdeiro.

1112. Galkiewicz - tem total correlação com os itens 1001 e 1111. Também um toponímico para os nomes de lugar Galka e Galków (vários lugares na Europa Oriental). Por fim, um patronímico do nome polaco Galek.

1113. Gambrowski - sobrenome patronímico do nome Gambrat (significa camarada, companheiro). Também pode ter um sentido metonímico de mesmo significado do nome próprio.

1114. Gamelau - sobrenome patronímico alemão do nome medieval Gamel (Gamianus em latim).

1115. Gamrot - sobrenome metonímico que significa camarada, companheiro, colega.

1116. Gamus - sobrenome metonímico que significa lento, pessoa de passos ou gestos lentos. Também um patronímico do nome alemão medieval Gams, originário da Alemanha Central.

1117. Gand - sobrenome metonímico de etimologia nórdica que significa encantador, mago, feiticeiro, curandeiro, lobisomem. Pode se referir tão somente a um traço sedutor da personalidade.

1118. Gang - sobrenome patronímico alemão do nome medieval Gango ou Ganco. Também tem o sentido metonímico que significa andarilho, aquele que percorre, conduz, aquele que vai.

1119. Ganowski - sobrenome metonímico que significa aquele que condena, pessoa que repreende, pessoa crítica, pessoa mal-humorada, ranzinza.

1120. Gansewind, Ganswind - sobrenome patronímico do nome alemão Gansewindt.

1121. Garbarczyk, Garber - sobrenome metonímico que significa curtidor, trabalhador de curtume. A forma Garbarczyk também pode ser um toponímico relacionado a Garbar, nome de aldeia observado nos antigos condados de Jaroslaw e Przemysl.

1122. Gard - sobrenome patronímico do nome eslavo Gardomir. Também uma corruptela para guarda, sentinela.

1123. Gardocki - sobrenome toponímico associado aos seguintes lugares: Gardoty, no antigo condado de Kolno; Gardy, no antigo condado de Suski; Garda, no antigo condado de Slupsk. Também um patronímico do nome eslavo Gardomir. Ou ainda, uma corruptela para guarda, sentinela.

1124. Gardzielewski - sobrenome de referência geográfica para quem habita numa garganta de uma montanha, quem habita num vale profundo, ou mesmo, a raiz etimológica aponta, para quem habita num estuário.

1125. Gargol - sobrenome metonímico para pessoa de fala incompreensível (diz-se do gago, fanho ou de outro distúrbio de fala). Também pode se referir a taberna dos pobres, tipo de restaurante que servia vinho de qualidade inferior e sopas engrossadas com farinha comum em muitos burgos e cidades da Europa Oriental. Pode ainda ser um patronímico do nome arcaico germânico Garg.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...