terça-feira, 27 de agosto de 2019

Sobrenome Jerez


"Uma das mais importantes casas fidalgas da história espanhola, conforme os irmãos Arturo e Alberto García Carraffa.

Uma das principais linhagens procede de Santillán, nas Astúrias, pois um de seus cavaleiros adotou a alcunha após ter participado da tomada da cidade de Jerez de la Frontera, inaugurando portanto sua dinastia aristocrática. 

Outra família Jerez importante, em tempos muitos antigos, se verificou na cidade de San Sebastián, que deriva de um primitivo solar que existiu na vila de Pasajes, na província de Guipúzcoa. Este casa obteve executórias de fidalguia no século XVI.

Dignas de nota também são os ramais do sobrenome na Andaluzia e Extremadura, bem nas províncias castelhanas de Ávila e Segóvia.

Etimologicamente, 'jerez' procede do termo árabe 'sherichs' que significa 'cidade'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Izquierdo


"O sobrenome Izquierdo é tão antigo que é impossível identificar com certeza suas origens autênticas. Uma lenda espanhola atribui que o primitivo portador desta alcunha foi um romano ilustre que, na Antiguidade Tardia, fundou a cidade de Mucio. Conforme o relato lendário, os descendentes deste cavaleiro romano vieram a se estender por toda a Península, principalmente por Aragão, Montanhas de Burgos, Castela-a-Velha, León e La Rioja.

O historiador Zazo y Rosillo em sua obra 'Nobiliário', escreve que Dom Diego de Guipúzcoa, que participou da Batalha de Ourique, no ano de 1139, contra os mouros, foi fundador do solar de Izquierdo no antigo vale de Valdajos, próximo à vila de Sedano, que atualmente pertence à província de Burgos. Seus descendentes passaram, em tempos antigos, ao Reino de Aragão, fundando novas casas em Alcolea de Cinca, na província de Huesca, e em Cariñena, na província de Zaragoza. Sabe-se que destes dois primitivos solares, houve um número considerável de cavaleiros e escudeiros que passaram a diversas regiões da península, posteriormente.

Da casa Izquierdo que houve na via de Torralva, na antiga comunidade de Calatayud, descende Frei Juan Izquierdo - importante religioso espanhol do século XVI.

Etimologicamente, o vocábulo castelhano 'izquierdo' significa 'esquerdo, canhoto'.

Outra importante casa de Izquierdo é contada em Múrcia, em séculos posteriores."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Gaya


"Antigo sobrenome encontrado em famílias de Aragão, Catalunha e Navarra, podendo ser uma forma derivada do nome arcaico Gay (comum às áreas das línguas catalã e aragonesa), ou uma forma abreviada do antigo nome masculino Gayán ou Gayón (encontrado em Navarra e Aragão).

Os García Carraffa apontam que o sobrenome Gaya teve seu primitivo rancho na Ilha de Sardenha, e que a família assentada teve como membro de destaque Pedro Francisco Gaya Cavitchudo, sardo. Pedro Francisco obteve Real Cédula concedida pelo rei Felipe IV, em 1643, que o elevou à condição de cavaleiro do Reino da Espanha. Pelo titulo, Pedro Francisco adquiriu o senhorio da cidade de Saller. 

Todavia, alguns autores reconhecem que famílias com esse sobrenome são percebidas em épocas anteriores entre os fidalgos tanto do antigo Principado da Catalunha, quanto no Reino de Valência, ainda no fim da Idade Média.

Em Aragão, Francisco Gaya tomou posse do magistério da capela da Catedral de Albarracín, na província de Teruel, em 1790, tendo passado a Granada em 1797.

O mais antigo registro de uma pessoa com esse sobrenome é encontrado em 1350, quando se cita um escudeiro de nome Johan de Gaya, que serviu nas Cortes do rei Afonso IV de Portugal, tendo se destacado como trovador burlesco e de cantigas de amor.

Etimologicamente, Gaya pode ser uma derivação do nome latino Gaius, ou ainda do termo germânico gai que significa alegre, vivaz, animado. Também pode ser uma forma curta derivada do nome latino Galianus.

Há concentrações históricas importantes do sobrenome também em Mallorca e Alicante."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Ferrer


"Segundo alguns autores, os Ferrer mais antigos que se tem notícia na Espanha foram cavaleiros que vieram da Inglaterra com o propósito de combateram nos esforços da Reconquista. Outros autores afirmam que os Ferrer espanhóis procedem da Itália, de alguns membros da família nobre Acciavoli, que primeiro se chamaram Ferrero e depois Ferrer. Contudo, alguns outros consideram que o sobrenome tão somente seja a palavra catalã-aragonesa para 'ferreiro'.

Em Aragão, de acordo com o tratadista Bizén d'O Río Martínez, os Ferrer tiveram vários solares, porém representando linhagens distintas entre si. Uma delas, mais antiga, se radicou na vila de Caspe, e deu origem aos ramais de Castejón de Monegros, Caspe, Alcañiz, La Almolda e Zaragoza. Na própria vila de Alcañiz, existiu uma casa dos Ferrer, distinta da de Caspe, que teve também vários ramais na região. Outra casa solar antiga existiu em Piedrafita de Jaca - de onde saiu ramais que se instalaram nas vilas de Pueyo de Jaca, Búbal, Broto, Castejón de Sobrarbe, Monzón, San Esteban de Litera, Alfántega, Tamarite, Binaced e Belver de Cinca.

Também houve as casas solares de Ferrer de Alaiz, na vila de Belver de Cinca, e Ferrer de Bardají, na cidade de Monzon.

Outra importante linhagem dos Ferrer é verificada em Alicante."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Ejarque


"Antiga linhagem aragonesa de ricos-homens.

Mosén Jaime Febrer, em suas 'Trovas', afirma que quando houve a Reconquista de Teruel junto aos mouros, veio da França o cavaleiro Pedro de Eixarc, que combateu sob a bandeira do rei Afonso, o Casto, de Aragão, em 1171. Tendo se destacado na empreitada, Eixarc recebeu terras em Teruel e ali ergueu um solar, inaugurando sua própria linhagem fidalga na Península Ibérica. A linhagem prosperou no lugar e ora com o nome de família sendo grafado como Exarch ou Ejarque, logo em seguida, houve novos solares da parentela na região, um na vila de Albarracín, outro em Alcañiz. Mais tarde, um ramal passou a Valência, onde o sobrenome era escrito como Exarque, e por fim, Ejarque. Os Ejarque de Valência posteriormente alcançaram o título do Marqueses de Benavites.

Ejarque procede do adjetivo 'exarca' - nome que se dava aos antigos governadores do Império Bizantino na África e na Itália. A partir do século VI, o termo foi empregado genericamente aos magistrados com poderes militares e civis na Itália.

A forma Eixarch é típica da Catalunha."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...