terça-feira, 19 de julho de 2022

Francisco Garcia Santa Olalla



"Falleceu a 4 do corrente, na casa de saude do dr. Eiras, no Rio, o intelligente pintor Francisco Garcia Santa Olalla, cujos quadros foram tão apreciados na ultima exposição realisada em 1894 na escola nacional de bellas-artes.

A proposito diz um nosso collega:

'É uma grande esperança que se apaga.

Tinha completado 22 annos na vespera e não ha doiz mezes estava forte e animado.

Passou dois dias no Corcovado, estudando os effeitos da luz no grande panorama da nossa immensa bahia e d'alí desceu já affectado de uma bronchite que precedeu á tuberculose aguda que lhe roubou a vida.

Santa Olalla foi discípulo de Martinez de La Vega, na Hespanha, e veiu para o Brazil luctando com a opposição de sua familia.

Obteve os recursos para viagem com a venda de um de seus quadros e aqui, sempre muito apreciado, obteve o 3o. premio na exposição em que concorreu com o seu Pescador, com Bernardelli, Almeida Junior, Brocos, Weingartner e outros.

Deixa muitos quadros e alguns amigos, entre os quaes o sr. Virgilio Lopes Rodrigues, que o tratou como si fôra um irmão'.

- Victima de pertinaz enfermidade falleceu no rio o ex-20. tenente da armada Alfredo Stelling.

Ainda muito jovem, mostrou sempre o fallecido a maior aptidão e gosto pela vida do mar, fez a viagem em que naufragou o Almirante Barroso e foi depois á Europa, para vir na guarnição do Riachuelo, que estava se concertando em Toulon.

Ao Rio chegando, pois teve de vir com outros officiaes por ordem do governo, manifestaram-se os primeiros symptomas da molestia de que falleceu. Foi de novo á Europa procurar allivio aos seus males, mas nada conseguiu.

- No Rio finou-se d. America do Rego Barros, filha do general de divisão João Baptista do Rego Barros Cavalcanti de Albuquerque.

✤✤✤✤✤

Falleceu em Pelotas d. Maria Isabel Calero da Cruz, de 48 annos de idade e esposa do capitão Trajano Rodrigues da Cruz."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Abril de 1895, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...