domingo, 18 de junho de 2023

A estreia do Teatro do Estudante do Brasil

 



Italia Fausta e o seu entusiasmo em torno de "Romeu e Julieta"

O "Theatro do Estudante do Brasil" estreará a 28, no João Caetano

Italia Fausta parece mais joven, assim rodeada de dezenas de estudantes, nesse palco imenso do Teatro João Caetano, ensaiando a tragedia de Shakespeare "Romeu e Julieta", com que, bela e audaciosamente, se vai apresentar ao publico o "Teatro do Estudante do Brasil", quinta-feira 27, ás 21 horas, sob a direção do Sr. Paschoal Carlos Magno. A grande atriz não mostra sinais de fadiga, corrigindo um ator, apontando falhas de outro, mandando repetir movimentos de grupos. Ha uma pausa nos ensaios, Mutação de cenarios. Falamos-lhe. Ela poderia falarnos sobre mais essa iniciativa da "Casa do Estudante do Brasil". Recusa. Insistimos. Italia Fausta cede, afinal.

- Vim parar aqui, a convite de Paschoal Carlos Magno, amigo velho e de sempre, que me contagiou com o seu entusiasmo para este teatro que ele classificou "como a mais linda aventura". Quiz, a principio, recusar o logar de diretora cenica que me oferecia. Mas, como? Não se pode recusar coisa alguma a um movimento de mocidade. E aqui estou ha tres meses ensaiando "Romeu e Julieta". Os ensaios vêm sendo trez vezes por semana, sendo, que, aos domingos, se iniciavam sempre ás 15 horas para acabar sempre depois da meia noite, improvisando os estudantes jantares e pequenas ceias... Devo dizer-lhe que, de começo, a empresa pareceu-me dificilima. Mas a divisa de Paschoal era "É preciso que se faça, e far-se-á".

- E os artistas-estudantes?

- Os artistas! Veja-os...

Enchendo o palco imenso, dezenas de estudantes riam-se, cantavam felizes, aproveitando essa interrupção dos trabalhos, numa fraternidade admiravel.

- Eles vão representar - disse Italia Fausta. - Mas ha outros, alunos de Oleneva que vão dansar; outros, alunos do maestro F. Chiafiteli, que vão tocar. Clotilde Cavalcanti, diretora de arte da Casa do Estudante do Brasil, desenhou os costumes dos artistas principais. A senhora Gabriela Bensazoni Lage, com aquela alegria criadora de sempre, ajudou a vestir as massas de comparsas, metidos em peles de veroneses, guardas, mascarados, frades, etc. Nesta companhia não ha estrelas. Todos são artistas. Artistas que nunca faltaram a um ensaio, só deixando de comparecer quando enfermos ou em dias de provas...

- Quer dizer que...

- Que "Romeu e Julieta" vai ser uma revelação de bom gosto, de beleza, de luxo e de audacia joven. O publico não deve perder esse espetaculo. Dona Anna Amelia, presidente da Casa do Estudante, deve estar orgulhosa com seus colaboradores. E Paschoal Carlos Magno, que vem sendo o orientador desse movimentos, infatigavel, é considerado por essas dezenas de jovens, como o amigo mais velho, como o poeta e diplomata que se junta aos moços, congrega-se a eles, dando-lhes consciencia de sua força e do poder de sua mocidade.

Italia Fausta vai reiniciar os ensaios.

- Diga aos seus leitores que encham o João Caetano, de 28 a 30. O espetaculo merece ser visto e admirado. E os proventos dos mesmos reverterão a favor de uma instituição benemerita como a Casa do Estudante.

Fonte: A NOITE (Rio de Janeiro/RJ), 23 de Outubro de 1938, pág. 02, col. 04-05

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...