quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Nossa visita à Fazenda Andaluzia em Capão do Leão/RS - Parte 01


No mês de janeiro deste ano, tivemos a oportunidade de conhecer a Fazenda Andaluzia, localizada no distrito da Hidráulica, em Capão do Leão/RS. A fazenda tem como principal atividade econômica a criação de pecuária de corte e o cultivo da soja.















Sobrenome Damasceno


"DAMASCENO - Sobrenome português patronímico, do latim 'damascenus', que significa aquele que é procedente de Damasco, capital da Síria. É de origem cristã, tendo-se popularizado por causa de São João Damasceno (676-754), cuja festa cai a 7 de março."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Agosto de 1991, pág. 03

Sobrenome Carneiro


"CARNEIRO - Sobrenome muito difundido e com numerosos personagens famosos. Forma-se como alcunha, que passa depois a sobrenome. Também procede do topônimo 'Carneiro', que existiu no antigo reino medieval ibérico de Leão. Etimologicamente, origina-se do latim 'caro, carnis, carne'. Em osco, 'carneis', que significa parte; no úmbrio, 'karu' (=parte); também no grego 'cairo' (=parte). 

É um sobrenome que pode funcionar tanto como toponímico quanto metanímico.

(...)

Personalidades: Antônio Ernesto Gomes Carneiro, general brasileiro, tomou parte na Guerra do Paraguai, morrendo heroicamente na resistência da Lapa, em 1894; Antônio de Mariz Carneiro, português, cosmógrafo, falecido em 1642; Belarmino Carneiro, jornalista brasileiro (1847-1918); Dom Belchior Carneiro, jesuíta português falecido em 1538, foi confessor de Santo Inácio de Loyola; Carlos Carneiro, pintor e aquarelista português (1900-1971); Cláudio Carneiro, músico e compositor português (1895-1963); Diogo Carneiro, escritor brasileiro, falecido em 1676; Francisco Xavier Carneiro, pintor brasileiro dos século XVIII e XIX, em Mariana, Minas Gerais; João Álvares Carneiro, o mais popular cirurgião do Rio de Janeiro em seu tempo (1776-1837); José Paulino Sá Carneiro, general e escritor militar português (1808-1891); Júlio Cesar de Morais Carneiro, mais conhecido como Padre Júlio Maria, conferencista e escritor brasileiro (1850-1916); Levi Fernandes Carneiro, advogado brasileiro e escritor jurídico, nascido em 1882; Manuel Borges Carneiro, patriota português da Revolução Liberal do Porto, morto no cárcere, nobre figura da causa liberal; Mário de Sá Carneiro, poeta português (1890-1916)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Fevereiro de 1991, pág. 02

Firmina Corrêa da Rocha


"Registro mortuario

Falleceu em S. José do Patrocínio, 4o. districto da Encruzilhada, a respeitavel sra. d. Firmina Corrêa da Rocha, mãi do nosso co-religionario Juvenal Juvencio da Costa.

✤✤✤✤✤

Falleceu em Rio Pardo d. Balbina Rosa da Motta, senhora de 80 annos de idade.

✤✤✤✤✤

Em Pelotas finou-se d. Cypriana Gomes Frazão, sogra do dr. Adolpho Luiz Ozorio."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 09 de Dezembro de 1892, pág. 02, col. 04

Margarida Moll de Oliveira


"Registro mortuario

(...)

Na cidade de Sant'Anna do Livramento falleceu d. Margarida Moll de Oliveira, sogra do tenente Julio Soares de Mello."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Março de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...