quinta-feira, 8 de junho de 2006

Histórias Curiosas II

Outro fato curioso também aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com um personagem conhecido da política leonense. Indo tratar de assuntos de importância para o município, um dignatário notável da prefeitura foi de carro até lá, para ter uma audiência com o governador. Saiu cedo e chegou cedo, no horário marcado. Apresentou-se e foi conduzido até uma sala para esperar. Tomou um, dois cafezinhos... e esperou. Esperou, esperou e esperou, levando um belo "chá de sofá". Indignado, observava que várias pessoas iam e viam da sala do governador. Ele, ao contrário, não conseguia ser recebido. Em certo momento, ele explodiu. Notou que um "rapazote" que recém chegara ao palácio, simplesmente entrou bruscamente corredores adentro e chegou até o governador. O nobre leonense não deixou por menos e quis chamá-lo, o que não surtiu efeito. Com muita raiva, reclamou com a secretária o fato de várias pessoas durante aquela manhã, terem-lhe "atravessado a frente", sobretudo, aquele "rapazote" que chegara aos trancos. A secretária tentando acalmá-lo, explicou que o governador estava num dia difícil, com muitos compromissos e problemas, mas com certeza iria recebê-lo. O nobre leonense meio que entendeu as justificativas, mas insistiu:
- E aquele moço que entrou correndo, sem passar por ninguém e foi direto à sala do governador. O que é isso?! Falta de respeito!
- Não, meu senhor. Ele deve ter algo de urgente para tratar com o governador e, além do que, ele veio de Brasília. - explicou a secretária.
- Pô, mas peraí! Eu vim de Monza lá do Capão do Leão, demorei três horas e ele só por que veio de Brasília é recebido primeiro?!
*A história é verdadeira, referendada por uma pessoa que estava com esta figura no dia, hora e local citados. Quem não compreendeu, saiba que a Brasília que ele entendeu foi o carro de mesmo nome.

Histórias Curiosas I

Época do governo Collares no Estado, saiu de Capão do Leão comitiva de secretários, vereadores e assessores para audiência com o governador no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Iam tratar de diversos assuntos: repasse de verbas, melhorias em obras, água, etc. Cedo da manhã estavam todos lá, vestidos a caráter, terno e gravata. Como essas audiências não costumam acontecer no horário previsto, todos já sabiam que teriam que esperar Sua Excelência chegar e depois recebê-los. Pois bem, para não ficar muito tempo sem fazer nada e cansar de esperar, normalmente o cerimonial do Palácio Piratini procura recepcionar bem os visitantes. No caso deste dia, um funcionário convidou a comitiva a passar a uma sala interna, onde pudessem sentar e aguardar. Neste momento, as "moças do cafezinho" perguntam se ninguém quer alguma coisa: um chá, um café, água mineral, etc. Bem, o pessoal da comitiva não se fez de rogado diante da gentileza e a maioria solicitou alguma coisa para beber. Servindo um a um, uma das moças pergunta, a quem quer café, se prefere o café amargo, com açúcar ou adoçante. Nisto chega a um conhecido vereador leonense:
- O senhor gostaria de café ou chá?
- Café, por favor! - responde o edil.
- Com açúcar, adoçante ou sem nada?
- Adoçante, por favor.
- O senhor é diabético?
Após meio minuto de silêncio, acreditando que a moça o confundira com outra pessoa, o nobre vereador responde:
- Não, sou vereador do Capão do Leão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...