terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Comemoração do IV Centenário do Descobrimento da América em Porto Alegre


"Commemoração

Com a presença dos srs. consul da Italia, presidente e secretarios de Estado, commandante do districto militar e officialidade da guarnição, representantes da imprensa e povo a sociedade italian Victor Manoel realisou hontem sessão solemne, em commemoração ao quarto centenario da descoberta da America por Christovão Colombo.

Em seguida foi servida uma taça de champagne aos circumstantes, trocando-se ahi varios brindes.

O sr. consul da Italia saudou o sr. dr. Fernando Abbott, presidente do Estado.

Este nosso presado amigo, correspondendo ao brinde do illustre representante d'aquelle paiz, saudou Christovão Colombo e a humanidade.

Depois organisou-se bonito prestito que, depois de percorrer algumas ruas, foi á frente do palacio effectuar a cerimonia do descobrimento da lapide em que se ligam, em lettras de ouro, os nomes gloriosos de Christovão Colombo e José Garibaldi.

Descerrada a cortina pelo sr. presidente do Estado, tocaram as bandas de musica presentes ao acto.

Em seguida, de janellas do palacio, o sr. secretario da sociedade Victor Manoel leu um discurso, e o sr. Damasceno Vieira leu uma poesia, que passou a distribuir, impressa, e profusamente.

Ambas essas producções alludiam á solemne commemoração."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Outubro de 1892, pág. 03, col. 01

Nota do autor do blog: Usamos o título "Descobrimento da América" apenas para identificação do termo e evento, mas não em seu contexto histórico. Isto é, temos ciência que o termo é incorreto.

Londres em 1885


"O que é Londres

Londres é a maior cidade do globo.

Tem 15 milhas de circumferencia e uma superficie de 700 milhas quadradas.

Tem actualmente cinco milhões de habitantes, comprehendendo-se n'este numero duzentos mil estrangeiros.

Contém mais catholicos do que a propria Roma, mais judeus que a Palestina inteira, mais irlandezes do que Dublin e mais escossezes do que Edimburgo.

Tem uma nascimento em cada cinco minutos e uma defuncção em cada oito. Occorrem pelo menos sete acidentes diarios nas suas oito mil ruas.

Em 1883 construiram-se 22,140 casas, formando 368 novas ruas e praças com uma superficie de seis milhas e 48 jardas.

É difficil formar-se uma idéa do que estas sommas representam. Bughton, que é uma cidade da moda, tinha, no verão de 1882, 20,736 casas habitadas, emquanto que Londres, em 1883, aggregava á sua metropole, uma cidade maior do que Boghton. Seria necessario o auxilio de Comborgs, Vexpords ou Praths para representar o que Londres augmenta todos os annos. Só de nascimentos tem 46,000 de augmento. No porto tem mais de 1,000 navios e 10,000 marinheiros. As tabernas collocadas em linha recta occupariam 78 milhas. Julgam-se annualmente trinta e oito mil embriagados.

Póde julgar-se a sua influencia no mundo pelos 298 milhões de cartas que sahem annualmente da sua administração do correio.

Circulam 850 trens diarios por Caphan-Faucion, e 1,221 pelo caminho de ferro subterraneo.

A London Omnibus Company possue 700 carros, que transportam annualmente 56 milhões de passageiros. É mais perigoso transportar por certas ruas de Londres do que viajar em caminho de ferro ou cruzar o Atlantico, de Nova Orleans a Liverpool.

O anno passado resultaram 130 pessoas mortas, e 2,600 feridas, dos accidentes de carruagens nas ruas.

Ha em Londres 15,000 agentes da policia, 15,000 cocheiros e 15,000 empregados do correio.

O preço annual do gaz para a illuminação da cidade é de 1,800 contos de réis.

Publicam-se em Londres 400 jornaes diarios e semanaes.

O anno passado houve setecentos incendios."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Agosto de 1885, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...