segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Sobrenome Stadlober



Stadlob é uma espécie de xilogravura medieval alemã que representa uma cidade ou burgo de forma panorâmica. Isto é um stadlober: https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:WP_Diebel_L%C3%BCbeck.jpg


Portanto, STADLOBER é um xilogravador que faz paisagens panorâmicas de cidades ou burgos como essa.

Esta é a fonte: Friedrich Bachmann: Die alten Städtebilder: ein Verzeichnis der graphischen Ortsansichten von Schedel bis Merian. Hiersemann, Leipzig 1939 (2., unveränderte Auflage. Hiersemann, Stuttgart 1965, S. 318 (Nr. 577)) 

Linguiça pantaneira ou Linguiça de Maracaju

 



LINGUIÇA PANTANEIRA (DE MARACAJU)

4 unidades

2 horas mais o tempo para descansar

Difícil


* 1 kg de picanha (ou outra carne gordurosa e macia), em peça

* 500 g de toucinho ou gordura de boi

* 3 pimentas-bodinho

* Suco de 1 laranja misteriosa (azeda)

* Sal e pimenta-do-reino a gosto

* Tripas grossas, para rechear


Hidrate as tripas, vire e lave bem; reserve. Corte a picanha e o toucinho na ponta da faca. Tempere com a pimenta amassada e o restante dos ingredientes. Deixe na geladeira por 30 minutos. Com um funil apropriado, recheie as tripas com a mistura de carnes; dê um nó em cada ponta, para a linguiça não abrir. Reserve na geladeira por algumas horas. Quando grelhar, faça alguns furinhos na pele, para tirar o excesso de ar e de líquido. Grelhe a linguiça inteira e corte em rodelas. Pode servir com mandioca cozida.

ESMIUÇANDO

No Pantanal, essa linguiça feita com carne de boi é considerada prato principal, especialmente em churrascos. Preparar o embutido foi a solução que tropeiros mineiros encontraram para conservar as carnes durante o povoamento de Maracaju e arredores, hoje Mato Grosso do Sul. A laranja do tipo azeda ou amarga, de casca enrugada, ainda na conservação.

Fonte: INSTITUTO BRASIL A GOSTO. Básico: Enciclopédia de receitas do Brasil. São Paulo: Melhortamentos, 1a. ed., 2017, págs. 115-116.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...