quarta-feira, 1 de maio de 2019

Feliz Dia do Trabalho 2019!


Feliz Dia do Trabalho!
Feliz Primeiro de Maio!

Dia do Trabalho em Pelotas em 1911


"1o. de Maio

Passou hontem, o dia consagrado ao trabalho e as sociedades operarias commemoraram-a gloriosa data.

A União Operaria festejou-a, condignamente, approveitando a significação da data, para festejar a realidade das 8 horas de trabalho - importante questão que a vinha agitando, ha mezes e angariando-lhe sympathias.

Ante a posição sympathica da Imprensa local e a attitude dos poderes municipaes, protegendo a nobre tentativa, resolveu a commissão encarregada da questão das 8 horas promover uma imponente manifestação á Imprensa diaria e ao dr. José Barbosa Gonçalves, intendente municipal.

De facto, ás 7 1/2 horas da noite, saiu a manifestação da séde social, á rua Andrade Neves, á luz de fogos de bengala e acompanhada da banda musical Lyra Artistica; indo buscar, em suas residencias, os jovens Victor Russomanno e João Carlos Machado.

D'ali os manifestantes, já em grande numero, se dirigiram ás redacções, sendo saudado em eloquente oração, o Correio Mercantil pelo nosso talentoso amigo, o academico Victor Russomanno.

Em nome do Correio, respondeu, brilhantemente, o dr. José Souza Lobo, que foi muito applaudido.

O Diario Popular e a Tribuna, foram saudados pelo academico de direito, João Carlos Machado, tendo respondido, pelo Diario, o reporter do mesmo jornal, Povóas Junior e pela Tribuna, o joven Manoel Guerreiro Victoria.

A Opinião Publica, por sua vez saudada pelo joven Antolim Moreira Junior, respondeu pela palavra do academico de medicina e nosso amigo Victor Russomanno, que reafirmou a solidariedade desta folha com o operariado pelotense. Disse que outra palavra não bastaria, senão olhar para o passado d'A Opinião, para ver como ella vindo de alma popular, se identificou com este povo collocando-se, sempre na dianteira dos seus interesses.

Falando da liberdade da imprensa, que os regimens, verdadeiramente republicanos acceitam e acatam e que a imprensa moderna tem por norma, disse o orador que, de facto, A Opinião tem procurado se elevar á altura dessa concepção de liberdade da palavra escripta, sem resvalar, comtudo, para o terreno lamacento das paixões pequeninas.

Por isso A Opinião, concluiu o nosso amigo, está ao lado do povo e do proletariado.

Sempre acompanhado de grande numero de operarios, aos vivas e applausos, regressaram os manifestantes á séde da União Operaria, onde se realisou a sessão festiva, que foi presidida pelo sr. João Sequeira.

A tribuna foi occupada pelo orador official, sr. Rodolpho Xavier e outros, sendo todos muito applaudidos.

Encerrada a sessão, foi offerecido um copo d'água aos presentes.

A manifestação ao dr. Intendente Municipal não foi levada a effeito, por ter este adoecido, repentinamente.

A Opinião, felicitando á commissão promotora dos festejos, reaffirma a sua solidariedade amiga com a distincta classe operaria.

*****

Na séde da estimada sociedade Liga Operaria, teve logar, ás 7 horas da noite, uma sessão de assembléa geral, afim de ser dada posse á nova directoria da digna associação.

Ás 7 horas da noite, presente grande numero de socios, o sr. presidente da directoria transacta abrio a sessão, após haver explicado os fins da mesma.

Lida e approvada a acta da sessão anterior, deu-se a chamada dos novos directores, os quaes foram enthusiasticamente acclamados pela assembléa.

O estimavel sr. Augusto Vergez, presidente eleito, ao assumir esse cargo, usou da palavra para agradecer a prova de confiança que lhe fôra dada pelos seus associados, promettendo fazer todo o possivel para corresponder a essa mesma confiança.

Fallou ainda o sr. Manoel Fernandes Vieira, fazendo donativo á Liga Operaria das acções que possuia da divida interna.

Foi então encerrada a sessão, sendo os presentes convidados a passarem a uma outra sala, onde foi servida farta mesa de doces e liquidos, trocando-se, por essa occasião, amistosos brindes.

A Opinião fez-se representar.

Á nova directoria da Liga Operaria desejamos prosperidades."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 02 de Maio de 1911, pág. 01, col. 05-06

Dia do Trabalho em Pelotas em 1910


"A estimada sociedade local Liga Operaria confórme temos noticiado, assim commemorará a passagem do dia consagrado á festa do trabalho:

Ás 5 horas da tarde, no recinto daquella sociedade, será realisada sessão de assembléa geral, para posse da directoria recentemente eleita.

Por essa occasião o talentoso moço Sr. Luiz Napoleão Lopes fará uma conferencia litteraria, desenvolvendo o thema - <<O Estado e o proletariado>>.

Em seguida será inaugurada solemnemente a kermesse promovida pela Liga, em beneficio de seu montepio.

O operariado em geral é convidado por esta folha para assistir a todos estes actos, que promettem correr com muita animação e esplendor."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 30 de Abril de 1910, pág. 01, col. 05

Dia do Trabalho em Pelotas em 1908


"1o. de Maio

Commemorando a data do Trabalho universal, haverá nesta cidade as seguintes solemnidades:

Espectaculo de gala, no theatro 7 de Abril, promovido pela Liga Operaria e levado a effeito por um grupo de seus socios;

Sessão solemne de pósse da nova directoria da União Operaria.

Antes da sessão, em que fallarão os socios Francisco Alves e Ricardo J. de Magalhães, a sociedade fará um passeio civico.

Grande regata na costa do São Gonçalo promovida pela União dos Marinheiros."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 28 de Abril de 1908, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...