quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Sobrenome Ruas


"RUAS - Sobrenome português toponímico, isto é, nome de lugar. Segundo estudos, 'os Ruas procedem de Afonso Annes da Gama, o Xeque da Rua. A Francisco da Rua, seu descendente, natural da cidade do Porto, feitor de especiarias em Flandres, recebeu armas do imperador Carlos V."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 29 de Janeiro de 1994, pág. 03

A Imprensa no Rio Grande do Sul em 1885


"NOTAS SOBRE A IMPRENSA DO RIO GRANDE DO SUL

POR

J. J. CEZAR

A provincia do Rio Grande do Sul tem actualmente em circulação 56 orgãos de publicidade, sendo 18 diarios (5 na capital, 5 no Rio Grande, 5 em Pelotas e 3 em Jaguarão).

Os demais apparecem uma e duas vezes por semana. De toda a imprensa apenas 15 folhas são declaradamente politicas, apresentando-se 6 como orgãos de partido - 3 conservadoras (1 na capital, 1 no Rio Grande e 1 em Pelotas), 2 liberaes (1 na capital e 1 em Jaguarão) e 1 republicana (na capital).

Das 15 politicas, 6 são conservadoras (2 na capital, 1 no Rio Grande, 1 em Pelotas, 1 em Jaguarão e 1 em Santa Victoria do Palmar), 6 liberaes (1 na capital, 2 no Rio Grande, 1 em Pelotas, 1 em Jaguarão e 1 em Santa Victoria) e 3 republicanas (2 na capital e 1 em S. Gabriel).

Quanto a idéas religiosas, a imprensa, em sua maioria, não é muito bem definida.

O carolismo, porém, tem um ou outro defensor, sendo que alguns jornaes aceitam tudo quanto pertence á igreja catholica.

Ha tambem dois orgãos protestantes (1 em S. Leopoldo e 1 no Rio Grande) e 1 ultramontano (na Cruz-Alta).

52 folhas publicam-se em portuguez e 4 em allemão, sendo d'estas 2 na capital e 2 em S. Leopoldo.

Em relação á idéa dominante - a abolição do elemento escravisado - quasi em sua totalidade a imprensa rio-grandense abraça-a francamente.

Não sei se farei injustiça dizendo que apenas os 3 orgãos do partido conservador são divergentes."

Fonte: ANNUARIO DA PROVINCIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA O ANNO DE 1885. Porto Alegre, Gundlach & Cia., 1884, pág. 189.


Manoel Ignacio de Vasconcelos


"Registro mortuario

O dr. Manoel Ignacio de Vasconcelos, medico de 2a. classe do corpo de saude do exercito brasileiro, um facultativo tão habil quáo modesto, deixou hontem de existir, á 1 hora da madrugada de hoje.

Era natural da Bahia, não contava 50 annos de idade e gosava de grande consideração na sociedade rio-grandense, pelo seu bello caracter, constantemente evidenciado.

Patriota dedicado, ao partido republicano prestou elle sempre o seu estimavel concurso.

Lamentando o deploravel acontecimento, que veiu privar nos de um distincto co-religionario, e á classe medica de um membro illustre, apresentamos os nossos pezames á exma. familia do morto.

As cerimonias da encommendação effectuaram-se ás 3 1/2 horas da tarde, na capella do Senhor dos Passos, comparecendo a ellas crescido numero de amigos do finado.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 25 de Novembro de 1891, pág. 01, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...