terça-feira, 30 de julho de 2019

Histórico do Município de Toledo/PR


"As origens históricas da formação do núcleo inicial do que hoje se constitui o município de Toledo estão intimamente ligadas à Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S.A. - MARIPÁ.

Em 1949, foram iniciados os trabalhos topográficos, efetuando-se o traçado da povoação de Toledo. Em 1950 intensificaram-se as negociações de terras e diversos núcleos foram fundados ao longo da área de influência da companhia. Tal foi o sucesso do empreendimento, que sem fazer muito alarde, em abril de 1951 todos os lotes urbanos e rurais já haviam sido vendidos.

Pela Lei Estadual no. 790, de 14 de novembro de 1951, foi criado o município de Toledo, sem passar pelo estágio de Distrito e com território desmembrado de Foz do Iguaçu. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de dezembro de 1952, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Ernesto Dall'Oglio.

O nome da cidade é de origem geográfica, constituindo-se em referência ao Arroio do Toledo, que já existia ao tempo da colonização. Outra fonte afirma que, ao tempo da exploração de madeiras e erva-mate, antes da colonização regional, habitava a região um argentino de nome Toledo, administrador de algumas pousadas que serviam aos tropeiros e viajantes, ficando a localidade conhecida por Pousada do Toledo, mais tarde simplesmente Toledo."

Fonte: FERREIRA, João Carlos Vicente. Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba/PR: Secretaria de Estado da Cultura, 2006, pág. 322.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...