sábado, 17 de dezembro de 2022

Cinco fatos sobre Brasília

 



1 - Brasília teve sua construção iniciada em 1956, com as obras sendo concluídas em 1960. A concepção da cidade como capital do Brasil foi colocada em prática pelo presidente Juscelino Kubitschek, que tinha a ideia da futura capital do Brasil como uma de suas prioridades políticas.

2 - O projeto aprovado para a construção da capital (chamado de Plano Piloto) foi feito pelo arquiteto Lúcio Costa, que desenhou a cidade de Brasília em formato de avião. Brasília é toda planejada e tem suas instalações divididas de maneira estratégica: por exemplo, hospitais e centros de saúde ficam localizados nas pontas das asas do avião. Oscar Niemeyer, renomado arquiteto brasileiro, começou a carreira como estagiário de Lúcio Costa e trabalhou na construção de Brasília.

3 - A Esplanada dos Ministérios é formada por 17 prédios, mas há dois ministérios que fogem do padrão estabelecido na maioria dos edifícios: o Ministério das Relações Exteriores, que fica no Palácio do Itamaraty, e o Ministério da Justiça. O famoso prédio do Palácio do Congresso Nacional, ao contrário do que muita gente pensa, não tem cúpulas simétricas. De um lado, há a cúpula menor, que abriga o Senado Federal. A cúpula maior abriga a Câmara dos Deputados.

4 - A Praça dos Três Poderes, decorada com a famosa escultura "Os Candangos", leva esse nome porque em sua área estão as sedes do Poder Legislativo (Congresso Nacional), do Poder Executivo (Palácio do Planalto) e do Poder Judiciário (Supremo Tribunal).

5 - Uma das mais belas construções da cidade é a Catedral de Brasília, desenhada por Oscar Niemeyer e primeiro monumento a ser criado na cidade. O nome da catedral, na verdade, é Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Sua pedra fundamental foi colocada em 1958, e ela foi inaugurada em 1960 apenas com a área circular e as colunas de concreto elevadas. Só em 1970 é que foi reinaugurada com os vidros externos transparentes, tomando a forma que conhecemos hoje.

Fonte: EDITORA ONLINE. 501 Curiosidades Históricas. s/d.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...