quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Ded Moroz - o Papai Noel da Rússia

 



A Rússia e outros países eslavos, particularmente na Europa Oriental, têm sua própria versão do Papai Noel, chamado Ded Moroz.

Ded Moroz é muito semelhante em muitos aspectos ao Papai Noel, mas pode ser muito diferente. Por exemplo, Ded Moroz carrega um bastão e usa uma longa barba branca. Sua roupa às vezes é vermelha, mas na maioria das vezes é azul. Ele usa botas altas de valenki (espécie de bota tradicional de feltro) para protegê-lo do frio. Em vez de oito renas, Ded Moroz emprega três cavalos que conduzem sua troika (trenó) russa. Os presentes são entregues no Ano Novo em vez de ser no Natal, um resquício da preferência soviética por feriados seculares, em oposição ao antigos feriados religiosos. Em vez do Pólo Norte, o Ded Moroz tem sua morada oficial numa propriedade na cidade russa de Veliky Ustyug, região de Vologda.

O Ded Moroz remonta à mitologia eslava, onde era conhecido como Pai Gelo, Avô Gelo ou Morozko. No folclore popular de antanho, ele era uma espécie de espírito das neves, descrito como "um poderoso herói e ferreiro que acorrentava a água com suas nevascas de 'ferro". Também dizia-se que, ao invés de dar presentes, na verdade, ele sequestraria crianças e só as devolveria quando seus pais lhe dessem presentes.

Sob influência da Igreja Ortodoxa e de escritores russos do século XIX (aproximadamente por volta de 1840), Ded Moroz foi convertido numa figura mágica mais gentil e menos bárbara que, ao invés de sequestrar crianças, lhe dá presentes na véspera do Ano Novo.

Com o sucesso da Revolução Bolchevique de 1917, Ded Moroz foi totalmente banido por ser considerado "burguês" e um mito prejudicial à educação das crianças. Todavia, durante o governo de Josef Stálin, em meados da década de 1930, Ded Moroz foi reabilitado como figura infantil que trazia presentes na véspera do Ano Novo. Curiosamente, para diferenciá-lo do Papai Noel ocidental (o Santa Claus da tradição norte-americana), os soviéticos preferiram retratá-lo na cor azul. Além disso, também em contraste ao seu rival capitalista, Ded Moroz não é gordo e rechonchudo, porém representado de forma mais esguia e com um comportamento mais viril.

Usado como parte da propaganda soviética durante o regime stalinista, Ded Moroz era visto visitando crianças em toda a União Soviética na véspera do Ano Novo, distribuindo presentes e terminando sua palestra com a inevitável pergunta: "Para quem temos todas coisas boas em nossa sociedade socialista?" Ao que, dizem, as crianças respondiam em coro: "Stálin!"

De acordo com a tradição, Ded Moroz tem cerca de 2000 anos e celebra seu aniversário em 18 de novembro. Sempre aparece com seu bastão, que é feito de prata ou cristal. As crianças devem esperar seus presentes debaixo de um abeto (considerada a árvore de Ano Novo). Ele tem uma assistente, que na realidade é sua neta, Snegurochka (pode ser traduzido como Donzela das Neves), acompanhando-o em suas visitas às crianças.

Com o colapso da ex-União Soviética em 1991, a tradição do Ded Moroz foi completamente abandonada em países da Europa Oriental e ex-repúblicas soviéticas, com a maioria criando versões próprias de um personagem natalino, baseadas em suas próprias tradições, ou simplesmente aderindo ao Papai Noel do Ocidente. Mesmo na Rússia, como era um personagem ainda associado ao período comunista, houve um pequeno período de descrédito da tradição, porém o Ded Moroz foi reabilitado a partir dos anos 2000, agora dissociado da ideologia política e tratado mesmo como um personagem folclórico. Na verdade, mesmo com suas peculiaridades, o Ded Moroz recebeu alguma influência recente do Papai Noel, representado mesmo com um ar mais gentil e bonachão e passando usar o vermelho de forma mais comum.

Fontes adaptadas:

https://www.zmescience.com/

https://magazines.gorky.media/oz/2003/1/ded-moroz-i-snegurochka.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...