quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A Imigração Basca no Uruguay


"A imigração basca para o Uruguai teve o seu início no século XVIII, e foi no seu período colonial (1724-1811) que este país recebeu os primeiros imigrantes bascos que ali chegaram em função de ordens reais. Foi neste período que se deu a chegada do 'Viscaíno' Bruno Maurício de Zabala, governador do Rio da Prata que em 1726 fundaria Montevidéo.

A partir de 1825, inicia-se o período basco-francês, que teve seu apogeu entre os anos de 1830 e 1842. Segundo um censo realizado pelo chefe de polícia de Montevidéo, André Lamas, entre 1835 e 1842 a capital uruguaia contava com a presença de 17.000 franceses, a maioria bascos.

Entre os anos de 1842 e 1876 se deu o período basco-espanhol, que vai coincidir com as guerras carlistas na Espanha. Estes bascos-espanhóis imigraram para o Uruguai fugindo da miséria e do serviço militar obrigatório.

Entre os anos de 1836 e 1839, temos o período que os autores Martha M. Rossi e Juan C. Luruziaga classificaram como 'La emigración forçada'. Em função da guerra civil espanhola, centenas de bascos abandonaram a Espanha por motivos políticos e econômicos: 'asumieron el exílio como una protesta y a la vez como la iniciación de la lucha desde afuera para recuperar los derechos perdidos'.

O Uruguai recebeu um maior contingente de imigrantes bascos no decorrer do século XIX, este é pois, o motivo de expormos mais detalhadamente as causas que motivaram a imigração neste século.

Ao apontarmos os fatores que motivaram essa imigração numa perspectiva mais ampla, podemos mencionar a situação sócio-econômica da Europa, provocada pela revolução industrial, que mobilizou milhares de pessoas que saíram do continente em busca de melhores condições de vida.

Durante o século XIX foi comum entre alguns países americanos o favorecimento da chegada de imigrantes europeus. Com este objetivo, alguns países americanos elaboraram legislações que favoreciam a imigração, e foram enviados à Europa agentes, muitas vezes pagos pelos governos, com a finalidade de conseguir povoadores europeus que preenchessem os enormes vazios humanos dos novos estados americanos.

Segundo José M. Azcona Pastor 'se perseguia un unico pero importante fin com a llegada de imigrantes: 'la modernización económica. Legisladores, governantes, escritores y ensayistas buscaban europeos'. A imigração era sinônimo de colonização e progresso, tanto para a Argentina como para o Uruguay."

Fonte: SILVA, Marianela Tafernaberry da. Bascos no Uruguay: considerações sobre imigração e identidade. Monografia, Licenciatura Plena em História, Instituto de Ciências Humanas/UFPel, 1995, pág. 10-12.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...