domingo, 16 de fevereiro de 2020

Sobrenome Dutra


"DUTRA - Sobrenome português açoriano. Provém do nobre flamengo Jos Van Hurtere, que se estabeleceu nos Açores em 1434, e que era conhecido como 'Jos d'Utra'. No caso, Utra é a forma arcaica portuguesa para a cidade de Utrecht (sua cidade natal), na atual Holanda. 

Sobrenome comum no Sul do Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Personalidade: Eurico Gaspar Dutra, presidente do Brasil de 1946 a 1951."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 29 de Agosto de 1991, pág. 02 

Sobrenome Bispo


"BISPO - Primitivamente foi alcunha. Do latim 'episcopus'. Prelado que governa uma circunscrição territorial chamada diocese. O sobrenome pode ter-se originado por parentesco com algum bispo. É documentado já no século XII: Fernandes Bispo. Mas, a palavra tem outros significados: esturro, queimado na comida; uropígio das aves (por ter este a forma de uma mitra episcopal); um peixe de Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 02 de Setembro de 1990, pág. 03

A jogatina em Porto Alegre


"Roleta e vispora

Em a noite de ante-hontem, o sr. chefe de policia, acompanhado do alferes Domingos Leite, de uma força de linha e do piquete de cavallaria do commando das armas, deu busca em diversas casas de jogo, prendendo grande numero de pessoas.

A primeira casa em que penetrou a policia foi a de José Teixeira, á rua Vigario José Ignacio, depois a de Azevedo, na mesma rua, sendo apprehendidos diversos objectos de lanquisnet, roletas, cartões de vispora, etc.

N'essas casas foram presos 48 jogadores, não sendo todos recolhidos á prisão por se haverem escapado alguns quando eram conduzidos.

Outros evadiram-se pelos fundos das casas.

Á rua dos Andradas, por onde desfilou o cortejo de presos, força de linha e auctoridades, houve por diversas vezes grande algazarra, pois, apezar da hora adiantada da noite, reunio-se crescido numero de pessoas.

Deram-se algumas scenas divertidas entre a autoridade e varios cidadãos.

Segundo nos informam, o sr. chefe de policia procedeu com parcialidade ao penetrar nas casas de jogo á rua Vigario José Ignacio, pois n'uma prendeu os directores da jogatina e n'outra deixou em liberdade o principal responsavel - e isto depois de lhe haver dado ordem de prisão.

Consta-nos que s. s. assim procedeu em attenção aos deveres do co religionarismo...

José Teixeira e alguns outros jogadores foram maltratados pela força publica, que, na fórma do costume, esbordoou-os sem dó nem piedade.

Os 48 presos passaram o resto da noite no xadrez da policia, e hontem, depois de um passeio por algumas ruas, foram postos em liberdade.

Que lhes aproveite a lição."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Junho de 1886, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...