segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Os "Novos Muckers"


"Novos Muckers

O Conservador deu-nos hontem esta noticia:

Por uma carta que recebemos de Santa Cruz, sabemos estar organisada, na linha Formosa, uma nova seita destes fanaticos, composta de 40 homens e que funccionam todos os sabbados, sob a direcção da mulher de um tal Feuerhammel, que tem o titulo de santa por estar em communicação com o archanjo S. Gabriel.

O marido da santa é um typo semelhante ao Maurer.

Já quizeram matar o padre Falch.

O delegado de policia do lugar já tomou suas providencias, no sentido de extinguir esses apostolos do fanatismo.

Veremos reproduzidas as scenas que tiveram como desfecho a morte do inditoso coronel Genuino?"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Fevereiro de 1886, pág. 01, col. 05

"Novos muckers

Tivemos noticia minuciosa sobre a nova seita de muckers, organisada na colonia Dona Josepha.

Eis o que de Santa Cruz nos escreve um amigo, em 11 do corrente:

Na linha colonial Dona Josepha, d'este municipio, existe e vai de dia a dia tomando incremento uma nova seita de muckers, cuja chefe inspirada, nova Jacobina, é a mulher de um tal Feuerhammel.

Os competentes apostolo, Judas et reliquia já estão empertigados nas suas respectivas curúes, ao lado da preciosa santa.

Falta um Pilatos, e esse creio que não se fará esperar na pessoa do sr. dr. chefe de policia, impondo-se áquellas seraphicas creaturas por intermedio de providencias energicas que não convém por modo algum demorar.

Escolheram já para as suas praticas da fanatica estupidez, um lugar verdadeiramente estrategico e obrigaram o dono de uma casa que ali existe e que custou mais de dois contos de réis, a vendel-a por 800$000 á seita.

Pessoa muito acreditada relatou-nos hoje o seguinte curioso e bem significativo facto:

O pastor evangelico d'aquellas paragens, cidadão Eduardo Falk, foi convidado para fazer parte da seita e negou-se formalmente.

Entre os taes puritanos na occasião em que o refractario regressava tranquilamente de um dos seus misteres religiosos, esperaram-n'o em caminho e ahi aggrediram-n'o com insolentes ameaças de morte, tratando logo de unirem a acção ao gesto. O pastor Falk, conhecendo a inefficacia da luta por sua parte, á vista da superioridade numerica dos aggressores, teve uma lembrança felicissima. - Arrancou do bolso um vidrinho de tintura homeopathica, mostrou-o recuando um pouco, disse-lhes com voz firme: ' - Afastem-se, miseraveis! do contrario morrem todos com a explosão d'esta bomba de dynamite!'

Á vista d'isso, os piedosos puritanos trataram pressurosos de dar ás de villa Diogo, por julgarem assim mais barato.

Ahi ficam sem commentarios.

Sabemos que o actual delegado de policia d'este termo, sr. Pedro José Koelzer, dirigio-se ao sr. dr. chefe de policia reclamando providencias.

É tempo. Antes prevenir do que castigar."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Fevereiro de 1886, pág. 01, col. 02

"Os novos muckers

Escrevem-nos de Santa Cruz, em 19 do corrente.

O delegado de policia d'este termo, sr. Pedro José Koelzer abrio hontem inquerito sobre a questão dos suppostos muckers.

Até á hora em que escrevo (4 da tarde) foram inqueridos Francisco Müller, Guilherme Waldow e Ernesto Martin. Os dois primeiros membros da seita e o ultimo inspector do quarteirão.

Frederico Müller declarou que a seita não é de muckers e sim uma agremiação de individuos que, por espirito religioso, fazem suas reuniões para leitura e interpretação de trechos da Biblia, com o que pretendem obter o caminho do céo; e que só podem ser filiados á seita aquelles que fizerem antes uma profissão de fé confessando que, sendo grandes peccadores, ao entrarem para a sociedade, deixam fóra todos os peccados, e consideram-se lavados pelo sangue de Christo.

Disse tambem que a mulher de Feuerhammel não é inspirada por nenhuma divindade, mas que tem o espirito em alto gráo dominado pelas verdades da sua religião, e sob esse influxo procura incutir, com a fé que tem, nos animos dos adeptos, os mesmos sentimentos. - Que em algumas das reuniões, que têm sempre lugar aos domingos, tomou ella a palavra e discursou; mas elle respondente ponderou-lhe uma vez que a doutrina pelo discurso era mais conveniente ser prégada por homens.

Que os fundadores da seita foram o mesmo Feuerhammel e sua mulher, e que os adeptos homens são apenas em numero de doze, cujos nomes declarou.

Guilherme Waldow declarou que, depois de fazer parte da seita, sente em si a inspiração do Espírito Santo e que a mulher de Feuerhammel é tambem inspirada. Que essa inspiração, elle Waldow nunca sentio antes de pertencer áquella seita, que tem por um dos seus principios o anabaptismo.

O inspector Ernesto Martin affirmou a existencia da seita e o segredo com que funccionava esta em suas reuniões, que têm tambem lugar á noite, finalisando sempre depois da meia noite.

Rectificando a noticia que dei em data do 11 do corrente, cumpre-me declarar que a seita acha-se estabelecida na linha Formosa d'este termo e não na de D. Josepha como disse ali.

O inquerito prosegue.

Hoje veio a chamado da autoridade o tal Feuerhammel - a inspirada - allegou doença com o chamado e não veio.

Do apanhamento que eu fizer darei resumo á Federação.

São muckers ou anabaptistas?

É o que resta saber."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Fevereiro de 1886, pág. 01, col. 04




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...