sábado, 30 de março de 2019

Histórico do Município de Pato Branco/PR


"Em 07 de maio de 1918, pelo Decreto no. 382, foi criada a Colônia Bom Retiro, demarcada pelo engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão. Em pouco tempo a sede do povoado da Colônia Bom Retiro, passou a se chamar Vila Nova e mais tarde definiu-se por Pato Branco.

O nome da cidade é de origem geográfica, referência ao Rio Pato Branco, que banha o município. A denominação de Pato Branco foi sugerida pelo engenheiro, dr. Francisco Beltrão, que executou as obras de levantamento topográfico da Colônia Bom Retiro, núcleo que deu origem ao atual município.

Em 1919 instalaram-se as famílias de João Damaceno, Miguel Conrado, Francisco Índio de Lima, Pacífico Pinto de Lima, Inácio Galvão, João Macário dos Santos, Manoel Loureiro Sampaio, Quintiliano M. Bueno e mais a numerosa família dos Venâncio. Inúmeras famílias vindas do Rio Grande do Sul procuravam no lugar a segurança que não tinham em sua terra natal, motivada pelas pendengas entre 'Chimangos e Maragatos'.

Com vida própria e progredindo bastante, Pato Branco foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, através da Lei no. 02, de 10 de outubro de 1947, e a de município em 14 de novembro de 1951, pela Lei Estadual no. 790, com território desmembrado de Clevelândia. A instalação deu-se a 14 de dezembro de 1952, com a posse do primeiro prefeito, sr. Plácido Machado."

Fonte: FERREIRA, João Carlos Vicente. Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba/PR: Secretaria de Estado da Cultura, 2006, pág. 225-226.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...