domingo, 13 de março de 2022

Imigrantes dinamarqueses em Sorocaba

 



Immigrantes dinamarquezes

Lemos no Diario de Sorocaba:

"O sr. tenente Bento José Ribeiro, fazendeiro deste municipio, acaba de fazer acquisição de um grupo desses immigrantes, aliás uns dos que mais activam as esperanças dos introductores de immigrantes dinamarquezes, que se acham empregados em sua fazenda da Boa Vista.

São todos moços e bem dispostos ao trabalho; nada entendem da lavoura do paiz, valendo-lhes a boa vontade, dedicação e diligencia que empregam. Em breve tornar-se-hão bons trabalhadores.

O sr. tenente Ribeiro tem sido um lavrador modelo neste municipio; é o unico que tem sabido desenvolver a lavoura em grande escala com braços livres; começou a cultival-a ha annos com camaradas brazileiros, que, rebeldes como naturalmente são, tem com muito trabalho e actividade podido encaminhal-os ao serviço. Ha tempos o sr. tenente Ribeiro tentou empregar na sua lavoura, como empregou, cearenses, dos quaes nada conseguio, continuando com os mesmos camaradas do municipio. Agora é o primeiro a introduzir no municipio colonos extrangeiros.

O sr. tenente Ribeiro tem sido sempre incançavel na pratica da lavoura de que se occupa, cultivando em sua fazenda o café, a canna de assucar, o fumo, o algodão e alguns cereaes, além do assucar, aguardente e queijo que fabrica para o consummo e exportação.

A sua fazenda é situada em lugar alto, aprazivel e saudavel, tendo boa e abundante agua, bons e espaçosos prédios, engenho com cylindros de ferro tocados a vapor, para beneficiar a canna e o café, tendo para todo o serviço mais de 200 pessoas em muito boa ordem."

Fonte: CORREIO PAULISTANO (São Paulo/SP), 01 de Março de 1887, pág. 03, col. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...