segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 37

 



901. Dziarmaga - sobrenome metonímico que significa livre, homem livre, homem sem vínculo de vassalidade. Também: fútil, difícil, vazio. Ou ainda uma referência geográfica a terreno de areia grossa ou cascalho.

902. Dziczkowski - sobrenome toponímico relativo a Dziczka, aldeia no antigo condado de Rohatyn. Também pode corresponder a selvagem ou a uma espécie de javali.

903. Dzidkowski - uma espécie de lança leve com uma lâmina pontuda usada em ataques de infantaria ligeira. Por extensão, um soldado que maneja esse tipo de arma. Também pode corresponder a campo mal roçado, em que as ervas daninhas não foram suficientemente estirpadas.

904. Dzidowski - uma espécie de lança leve com uma lâmina pontuda usada em ataques de infantaria ligeira. Por extensão, um soldado que maneja esse tipo de arma. Também pode corresponder a campo mal roçado, em que as ervas daninhas não foram suficientemente estirpadas. Por fim, um toponímico relativo à aldeia de Dzida, no antigo condado de Siauliai.

905. Dzidziewicz - uma espécie de lança leve com uma lâmina pontuda usada em ataques de infantaria ligeira. Por extensão, um soldado que maneja esse tipo de arma. Também pode corresponder a campo mal roçado, em que as ervas daninhas não foram suficientemente estirpadas.

906. Dziech - sobrenome patronímico dos nomes eslavos iniciados com o prefixo Dzie- (significa aquele que faz ou aquele que diz; determinado, categórico, peremptório), como os nomes Dzieslaw, Dziebor, etc.

907. Dziedzic - sobrenome metonímico que significa herdeiro, senhor hereditário, proprietário hereditário. Também um toponímico relacionado a Dziedzice, mencionado nos antigos condados de Bielski, Pradnik e Namyslowski.

908. Dziegciowski - sobrenome toponímico relativo ao pequeno assentamento florestal de Dziegc, no antigo condado de Chojnice. Também pode ter sentido metonímico e indicar extrator de alcatrão, mineiro de alcatrão.

909. Dziekanski - sobrenome metonímico que significa reitor. No contexto eslavo, tem três aplicações históricas: o pároco que comanda várias freguesias subordinadas; o professor titular de uma universidade ou escola profissional; o regente de um determinado ofício numa corporação.

910. Dzielau - sobrenome eslavo germanizado relacionado a Dzielów, aldeia na comuna de Baborów, distrito de Glubczyce, voivodia de Opole.

911. Dziembor - sobrenome com mais de uma base etimológica, inicialmente referindo-se a um tipo de planta, mas também uma forma dialetal para o pássaro tentilhão. Mais provável é que seja um patronímico dos antigos nomes polacos Dzieba e Dziebor.

912. Dzienkowski - sobrenome patronímico do nome Denis. Também pode ser um toponímico relativo a Dzienko, aldeia de localização incerta mencionada na antiga voivodia de Vilnius.

913. Dziepak - melindroso; pessoa que saliva muito, pessoa de boa conversa, pessoa envolvente. Também um tipo de lenço na cabeça.

914. Dzierga - sobrenome metonímico que significa bordador, alfaiate. Mais especificamente pode estar indicando a um processo de manejo do linho.

915. Dzierlinski - sobrenome toponímico relativo a Dzierlin, encontrado no antigo condado de Sieradz.

916. Dziewit - sobrenome metonímico que significa virgem, donzela, menina, moça.

917. Dziewonski - sobrenome metonímico que significa galante, alto, charmoso, bonito, virgem, moço, bem apessoado.

918. Dziewulski - sobrenome toponímico referente a Dziewule, aldeia no antigo condado de Siedlce. Também tem associação com um substantivo para menino, adolescente, adolescente que está deixando de ser imberbe.

919. Dziklinski - sobrenome metonímico que significa selvagem, indomado, violento, bárbaro, severo, cruel, morador da floresta, ermitão; javali. Também um toponímico relativo a Dziki, no antigo condado de Swiecie; ou a Dzikie, verificado nos antigos condado de Kalisz, Sieradz e Bialystok.

920. Dzikon - sobrenome metonímico que significa selvagem, indomado, violento, bárbaro, severo, cruel, morador da floresta, ermitão; javali.

921. Dziobak, Dziobiak, Dziuba - uma espécie de ferramenta para remoção de esterco. Por extensão, um coletor ou comerciante de esterco para fins de adubo. Também uma ferramenta em forma de bico usada na agricultura medieval.

922. Dziurdz - sobrenome patronímico polonizado do nome húngaro György, este por sua vez derivado do grego Giorgios (Jorge em português). Também pode ser um toponímico relacionado a Dziurdziów, vila no antigo condado de Lidzki.

923. Dziurko - sobrenome que significa buraco. Tem dois aspectos: pessoa que habita num buraco, isto é, depressão, concavidade no relevo, vale, terra baixa; uma pessoa de narinas grandes, podendo ter o sentido figurativo para pessoa de bom olfato. Ainda, um toponímico relativo a Dziurków, aldeia no antigo condado de Ilza.

924. Dziworski - sobrenome metonímico que significa cunhado, irmão do marido ou da esposa. Seguramente, está relacionado ao processos de herança no direito feudal.

925. Dzwonnik - sobrenome metonímico que significa sineiro, fabricante de sinos. Também pode indicar tão somente o tocador de sinos numa igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...